Pular para o conteúdo principal

Exportações brasileiras para os EUA caíram pela metade desde 2001 Vendas para americanos passaram de 24,4% para 12%

  Ao longo dos anos, os Estados Unidos perderam relevância na pauta de comércio do Brasil. De 2001 a 2024, a participação americana no total de exportações brasileiras regrediu de 24,4% para 12,2%, ou seja, caiu praticamente à metade. Os números que mostram esse comportamento fazem parte do Indicador de Comércio Exterior (Icomex), estudo mensal do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado nesta segunda-feira (14). Enquanto a participação americana nas nossas exportações caiu 51%, a da China, atualmente o principal parceiro comercial do Brasil, aumentou mais de oito vezes, indo de 3,3% para 28% no período de 2001 a 2024. A União Europeia com menos 44% e a América do Sul, menos 31%, também perderam espaço para o gigante asiático no intervalo de 23 anos. Mesmo com esses dois grupos de países perdendo participação, ainda ficam na frente dos Estados Unidos. Participação nas exportações brasileiras: China: 28% União Europeia: 14,3% América do Sul...

Protetores de animais do Ceará vão à Câmara para debater aumento de pena para maus-tratos

Inédita, audiência pública foi uma inciativa do deputado federal Célio Studart

Em uma iniciativa pioneira, protetores de animais do Ceará estiveram nesta terça-feira (24) na Câmara dos Deputados para debater o projeto de lei (1095/2019) que estabelece reclusão para quem maltrata animais. Realizada a pedido do deputado Célio Studart (PV-CE), a audiência pública contou com a presença de representantes de abrigos, como Abrace, Lar Tintin e Abrigo da Estela, além da titular da Coordenadoria Especial de Proteção Animal de Fortaleza (Coepa), Toinha Rocha.

Durante o debate, que durou quase três horas, foi ressaltada pelos convidados a importância de uma legislação mais rigorosa, capaz de efetivamente punir os agressores dos animais. Em sua intervenção, Célio chamou a atenção para o grande desafio de se aprovar a mudança na legislação. O projeto em análise na comissão especial altera a Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98) para aumentar a punição aplicada a quem pratica maus-tratos. 

Hoje, quem pratica esses crimes está sujeito a detenção (regime semi-aberto ou aberto) de 3 meses a 1 ano e multa. O projeto amplia para reclusão (regime inicialmente fechado) de 1 ano a 4 anos e multa. A proposta abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

“Com certeza enfrentaremos uma dificuldade muito grande, haja vista nossa derrota na questão da vaquejada. Mesmo sabendo que meu estado tem festas enormes de vaquejada, eu me posicionei absolutamente contra. Nós temos que ter lado. Ou estamos do lado dos animais ou estamos do lado da economia. Ou estamos do lado dos animais ou estamos do lado de uma pretensa e mentirosa cultura”, apontou o deputado, que presidiu os trabalhos.

Fundadora da ONG Abrace, Cristiane Frota enfatizou as dificuldades do trabalho, que comparou  a “enxugar gelo”. “A quantidade de animais nas ruas dão margem aos maus-tratos. E os animais estão nas ruas foram abandonados por pessoas irresponsáveis”, expôs.

Já Toinha Rocha ressaltou que a causa animal não é de direita nem de esquerda, mas sim propositiva. Para ela, a eleição de Célio causa uma reflexão no Poder Executivo, para que trate a causa animal com a mesma seriedade com que deve ser tratada a saúde e educação.

Patrick de Lima, coordenador operacional do Lar Tintin, disse que 80% das pessoas condenadas por homicídio começaram cometendo maus-tratos contra animais. “Então, esta é uma questão que se  volta para os seres humanos. Devemos tratá-la também sob o ponto de vista da crueldade, que pode se estender aos humanos”, analisou.

Também participaram da audiência a professora Edna Cardoso, referência no Brasil em Direito Ambiental; o presidente da Comissão Nacional de Proteção e Defesa de Animais da OAB, Reynaldo Velloso; os deputados federais Celso Sabino, Fred Costa e Capitão Wagner; o deputado estadual Delegado Bruno Lima (SP), o consultor de comportamento animal Vladinir Maciel, que perdeu o cachorro Jacó, vítima de atropelamento; e o presidente da Sociedade Protetora Ambiental do Ceará, Márcio Filho de Sousa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.