A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) apresentou, com representantes de todas as forças vinculadas, os avanços da pasta em 2025 durante reunião do secretariado promovida pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas. O encontro ocorreu neste sábado (20), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá, destacou a redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Ceará. “Nós já estamos com os dados de novembro fechados e, nesses 11 meses do ano, conseguimos reduzir cerca de 6,9%, quase 7%, os crimes contra a vida, os assassinatos. Trata-se de uma redução importante. Não é uma comemoração, mas uma constatação e uma prestação de contas”, enfatizou. O secretário acrescentou ainda que a redução do índice de roubos chegou a 28%, enquanto houve aumento na apreensão de armas. “Hoje, nós já temos mais armas apreendidas do que em todo o ano passado”, afirmou. Para Roberto Sá, os números demonstram que a Segurança Pública do ...
O Conselho de Sentença da 5ª Vara do Júri de Fortaleza sentenciou na última sexta-feira (06/09) o réu José Hermeson da Silva Ribeiro à pena de 37 anos e 6 meses de reclusão pelos crimes de homicídio, estupro, ocultação de cadáver e furto de uma mulher, isto é, pelo crime de homicídio triplamente qualificado, tipificado no artigo 121, parágrafo 2º, incisos III, IV e IV; e artigos 213 e 211 do Código Penal. A sentença atende a uma denúncia ajuizada, no dia 20 de novembro de 2018, pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o processo foi amparado pelo Projeto Tempo de Justiça.
O fato ocorreu em 10 de julho de 2018, no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. A vítima, C. J. N., foi surpreendida pelo denunciado quando ela saía da residência em direção ao trabalho. O réu, mediante grave ameaça e violência física, forçou a vítima a entrar na residência dele e lá cometeu o crime de estupro e matou a vítima com meio cruel, isto é, estrangulamento com emprego de fio. Após ocultar o cadáver, no dia seguinte ao homicídio, o sentenciado levou o corpo enrolado em saco transportando em carrinho de reciclagem, jogando a vítima e os pertences em uma rua no Jardim Petrópolis, com bilhete para confundir e despistar as investigações.
Tempo de Justiça
O programa “Tempo de Justiça” é uma parceria entre Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, recebendo apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado. O Comitê realiza reuniões mensais com todos os órgãos para avaliação dos resultados e identificação de problemas, desde a fase de inquérito até o julgamento, com a finalidade de propor medidas para reduzir os índices de criminalidade no Estado, por meio do aumento da celeridade dos processos judiciais.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.