Pular para o conteúdo principal

*TCE Ceará expressa pesar pelo falecimento do conselheiro decano Alexandre Figueiredo*

 *TCE Ceará expressa pesar pelo falecimento do conselheiro decano Alexandre Figueiredo* Com profundo pesar, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará informa o falecimento do conselheiro Alexandre Figueiredo, neste domingo (16/6). Em nome de todos os conselheiros, auditores, procuradores de contas, servidores, colaboradores e estagiários, o presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz,  se solidariza com os familiares e amigos do conselheiro decano desta Corte de Contas. Natural de Sobral (CE), Alexandre Figueiredo tinha 66 anos. Foi empossado como Conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará em 29/6/95, após ser indicado por dez partidos políticos representados na Assembleia Legislativa.  Pós-graduado em Direito Constitucional, ingressou na política-partidária, sendo eleito Deputado Estadual pela primeira vez para cumprir mandato de 1987 a 1991. Reelegeu-se para legislatura de 1991 a 1995.  Na Assembleia, foi presidente das Comissões de Agricultura e Pecuária e de Constituição, Ju

Decon multa Hyundai por ausência de informações claras em anúncio de automóveis

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) multou administrativamente as empresas Hyundai Caoa e Hyundai em, respectivamente, 5.500 e em 3.300 Unidades Fiscais de Referências do Ceará (UFIRCEs), o que corresponde a R$ 23.433 e R$ 14.060, por veicular anúncio de venda de automóveis no Jornal O Povo em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990). A concessionária Caoa, autorizada da marca Hyundai em Fortaleza, foi notificada no dia 10 de outubro, enquanto que a própria Hyundai recebeu a notificação em 17 de outubro. A decisão foi proferida no dia 3 do mesmo mês.
Na referida propaganda, não é informado de forma clara, ostensiva e precisa o preço à vista dos veículos “New Tucson 2019” e “Santa Fé 2019”, sendo informado apenas o valor das taxas de juros mensais ao mês, os bônus que podem ser concedidos aos compradores de cada veículo e que a primeira parcela seria para o mês de novembro. Os valores de cada veículo, no entanto, constam na nota de rodapé do mesmo anúncio, redigido em caracteres muito menores. Além disso, consta na mesma nota de rodapé que o ano de fabricação/modelo dos veículos é 2018/2019, apesar de o anúncio principal apenas fazer menção a 2019, que é o ano do modelo, o que poderia induzir o consumidor ao erro. Durante o procedimento administrativo, o Decon notificou os estabelecimentos para apresentação de defesa, não tendo obtido respostas.
Segundo o órgão de defesa do consumidor do Ministério Público do Ceará (MPCE), a propaganda, da forma como foi elaborada, fere o artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o qual afirma que, no fornecimento de produtos ou serviços que envolva cessão de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deve informar aos consumidores, de forma prévia e clara, a respeito do preço do produto; montante de juros e taxa anual de juros; acréscimos legalmente previstos; número e periodicidade das prestações; e valor total a pagar, com e sem financiamento.
Além disso, a publicidade é contrária ao artigo 6º, incisos III e IV, do CDC, que trata dos direitos básicos à informação e à proteção contra a publicidade enganosa; ao artigo 31, o qual afirma que os fornecedores e consumidores devem manter relação de clareza uns com os outros; e ao artigo 37, o qual destaca que é terminantemente proibida toda publicidade enganosa ou abusiva, considerando, no parágrafo 1º, que “é enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir o consumidor ao erro”.
As empresas têm o prazo de 10 dias úteis, a contar da data em que foram notificadas, para apresentar recurso administrativo em relação à multa para a Junta Recursal do Decon (Jurdecon). Caso a Hyundai Caoa e a Hyundai não apresentem recurso ou comprovante original de pagamento da multa em 30 dias, estarão sujeitas às penalidades do artigo 29 da Lei Complementar Estadual nº 30/2002.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.