Uma parceria firmada entre o Ministério da Saúde e biofarmacêutica chinesa Gan & Lee Pharmaceuticals vai tornar possível a produção nacional da insulina glargina, que tem ação prolongada e é usada no tratamento do diabetes tipo 1 e 2. A parceria, assinada pelo ministro Alexandre Padilha, reúne Bio-Manguinhos (Fiocruz), Biomm e a Gan & Lee, com previsão inicial de produzir 20 milhões de frascos para abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Transferência de tecnologia O acordo estabelece, inclusive, transferência de tecnologia e cooperação científica para o Brasil . Segundo o Ministério da Saúde, a parceria é estratégica para reduzir a dependência externa de insulinas e ampliar a oferta do medicamento no sistema público de saúde. O governo acrescentou que, inicialmente, o envase e a rotulagem ocorrerão no Brasil sob supervisão da Biomm, com uso de insumo farmacêutico ativo (IFA) importado da Gan & Lee. Depois, o produto passará a ser f...
Referência no ramo digital, especialista Priscyla Caldas dá opções de estudo disponíveis aos toques dos dedos
Está chegando o momento mais agitado para os estudantes de todo o Brasil: o ENEM. Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio, aplicado anualmente, acumula 5,1 milhões de inscritos na edição de 2019, que será realizada nos dias 03 e 10 de novembro (ambos domingos). Entre trainees, concluintes do ensino médio e adultos em busca de certificação, são muitas as preocupações a respeito da prova: argumentos a serem usados na redação, espaço para cálculos de matemática, entre outros.
É com essa preocupação que Priscyla Caldas, especialista em Marketing Digital, lista uma série de aplicativos que podem auxiliar os estudantes na preparação para o teste. Desde organização de horários à entendimento das especificidades de cada bloco de disciplinas, esses apps são algumas das formas mais engenhosas e criativas de fazer o ENEM com confiança. Confira a lista:
1. AppProva ENEM (para iOS e Android)
A primeira indicação de Priscyla é um app que disponibiliza questões originais e provas anteriores, para que o estudante entenda bem o estilo ENEM. O aplicativo aponta quais conteúdos aparecem com maior frequência no exame, além de permitir que o usuário escolha entre responder questões aleatórias de diferentes área de conhecimento, ou escolher uma disciplina específica para estudar.
2. Aprovado (para Android)
Com objetivo de ensinar disciplina e foco ao estudante, o app permite configurar alarmes para estudo, além de acessar e gerar gráficos e relatórios que mostram sua evolução e desempenho em determinadas matérias e conteúdos. Sincronizado com o site oficial do aplicativo, o Aprovado permitindo que você visualize seu perfil e dados de qualquer lugar, desde que conectado à Internet. Além disso, ele pode ser utilizado em modo offline.
3. Formulando (para Android)
Usando da linguagem lúdica para informar, o Formulando funciona essencialmente como um jogo, dinamizando a memorização de diferentes formas de Física ou Matemática. Contendo simulados e quizzes, o aplicativo visa ajudar o estudante aprender com maior facilidade esta área que quebra a cabeça de tantos estudantes.
4. Redação Nota 1000 (para Android)
Considerada por muitos a parte mais importante da prova, a Redação do ENEM necessita não só de uma boa escrita, mas de uma capacidade argumentativa e do domínio de temas relevantes socialmente. Para isso, o App Redação Nota 1000 proporciona conteúdo gratuito sobre a redação, sejam técnicas de linguagem ou informações sobre temáticas variadas.
5. Gabaritando ENEM (para Android)
A última, mas não menos importante, das indicações, é o Gabaritando ENEM, app que oferece simulados, ferramentas de estudo e pesquisa, conteúdos de diversas disciplinas e “resumões” de matérias, além, é claro, de gabaritos das provas anteriores. Já atualizado para a edição de 2019 do exame, o aplicativo é cheio exercícios, videoaulas, desafios diários e muito mais.
“O mais legal destes aplicativos é que o estudante pode estudar de onde estiver, sem precisar estar com livros e cadernos em mãos. Muitos deles propõem técnicas de ensino mais interativos, e que se adequem ao estilo de aprendizado de cada estudante”, explica Priscyla sócia-diretora da agência Aruna Marketing.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.