Relator do processo da trama golpista, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou neste sábado (29) comprovação do histórico de saúde do general Augusto Heleno para decidir sobre pedido da defesa de cumprimento da pena de 21 anos em prisão domiciliar, devido ao diagnóstico de Alzheimer e a antecedentes de transtorno depressivo e transtorno misto ansioso depressivo. De acordo com a defesa do general, que tem 78 anos e está custodiado em uma cela especial do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, ele apresenta sintomas psiquiátricos e cognitivos desde 2018. Em despacho, Moraes cobrou a anexação de documentos comprobatórios do histórico do estado de saúde do ex-ministro de Jair Bolsonaro. "Não foi juntado aos autos nenhum documento, exame, relatório, notícia ou comprovação da presença dos sintomas contemporâneos aos anos de 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023; período, inclusive, em que o réu exerceu o cargo de Ministr...
Referência no ramo digital, especialista Priscyla Caldas dá opções de estudo disponíveis aos toques dos dedos
Está chegando o momento mais agitado para os estudantes de todo o Brasil: o ENEM. Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio, aplicado anualmente, acumula 5,1 milhões de inscritos na edição de 2019, que será realizada nos dias 03 e 10 de novembro (ambos domingos). Entre trainees, concluintes do ensino médio e adultos em busca de certificação, são muitas as preocupações a respeito da prova: argumentos a serem usados na redação, espaço para cálculos de matemática, entre outros.
É com essa preocupação que Priscyla Caldas, especialista em Marketing Digital, lista uma série de aplicativos que podem auxiliar os estudantes na preparação para o teste. Desde organização de horários à entendimento das especificidades de cada bloco de disciplinas, esses apps são algumas das formas mais engenhosas e criativas de fazer o ENEM com confiança. Confira a lista:
1. AppProva ENEM (para iOS e Android)
A primeira indicação de Priscyla é um app que disponibiliza questões originais e provas anteriores, para que o estudante entenda bem o estilo ENEM. O aplicativo aponta quais conteúdos aparecem com maior frequência no exame, além de permitir que o usuário escolha entre responder questões aleatórias de diferentes área de conhecimento, ou escolher uma disciplina específica para estudar.
2. Aprovado (para Android)
Com objetivo de ensinar disciplina e foco ao estudante, o app permite configurar alarmes para estudo, além de acessar e gerar gráficos e relatórios que mostram sua evolução e desempenho em determinadas matérias e conteúdos. Sincronizado com o site oficial do aplicativo, o Aprovado permitindo que você visualize seu perfil e dados de qualquer lugar, desde que conectado à Internet. Além disso, ele pode ser utilizado em modo offline.
3. Formulando (para Android)
Usando da linguagem lúdica para informar, o Formulando funciona essencialmente como um jogo, dinamizando a memorização de diferentes formas de Física ou Matemática. Contendo simulados e quizzes, o aplicativo visa ajudar o estudante aprender com maior facilidade esta área que quebra a cabeça de tantos estudantes.
4. Redação Nota 1000 (para Android)
Considerada por muitos a parte mais importante da prova, a Redação do ENEM necessita não só de uma boa escrita, mas de uma capacidade argumentativa e do domínio de temas relevantes socialmente. Para isso, o App Redação Nota 1000 proporciona conteúdo gratuito sobre a redação, sejam técnicas de linguagem ou informações sobre temáticas variadas.
5. Gabaritando ENEM (para Android)
A última, mas não menos importante, das indicações, é o Gabaritando ENEM, app que oferece simulados, ferramentas de estudo e pesquisa, conteúdos de diversas disciplinas e “resumões” de matérias, além, é claro, de gabaritos das provas anteriores. Já atualizado para a edição de 2019 do exame, o aplicativo é cheio exercícios, videoaulas, desafios diários e muito mais.
“O mais legal destes aplicativos é que o estudante pode estudar de onde estiver, sem precisar estar com livros e cadernos em mãos. Muitos deles propõem técnicas de ensino mais interativos, e que se adequem ao estilo de aprendizado de cada estudante”, explica Priscyla sócia-diretora da agência Aruna Marketing.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.