#audioinclui

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Praia do Futuro está livre do óleo

A Praia do Futuro e todo o litoral da zona leste de Fortaleza estão livres do óleo e próprias para banho. É o que informa o boletim semanal de balneabilidade divulgado, nesta sexta-feira (25), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A situação favorável se mantém inalterada, em relação à semana passada.
 
Na zona centro, que inclui o Mucuripe, o Meireles e a Praia de Iracema, cinco das sete praias monitoradas pela Semace estão próprias para as atividades de esporte e lazer. A exceção são os dois trechos compreendidos entre o farol e o monumento do jangadeiro, mo Mucuripe, que apresentaram amostras de água do mar com qualidade inaceitável.
Na zona oeste, das dez praias analisadas, três estão próprias. O banhista deve evitar o trecho que vai da avenida Pasteur à Barra do Ceará. Veja o boletim completo aqui.

Litoral do estado

A Semace orienta os banhistas que frequentam as praias localizadas a leste e a oeste da capital a verificar a possível ocorrência de óleo. Constatada a substância, a praia deve ser rejeitada. A localização do óleo deve ser informada à autoridade de meio ambiente local, para que seja feita a remoção e destinação adequadas.
 
A mesma orientação é dirigida aos pescadores artesanais e outras tripulações, se houve avistamento de mancha de óleo em alto mar. Neste caso, a Semace realiza o sobrevoo da área indicada, levanta as informações da mancha e comunica à Marinha, para conter e recolher o óleo, antes que atinja a praia.
 
A Semace adverte ainda que moradores e frequentadores se mantenham afastados do óleo e que não tentem fazer a remoção da substância sem orientação técnica ou equipamentos de proteção individual. A limpeza e a destinação da substância para a queima devem ser realizadas dentro dos padrões internacionais de segurança.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.