#audioinclui

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Saúde - Grupo Urology Ceará realiza Enucleação Prostática, técnica inovadora para tratamento de próstata aumentada


Novo procedimento é menos invasivo e acarreta uma melhor recuperação para paciente

Foram realizadas, neste final de semana,, em Fortaleza, três cirurgias inovadoras para o tratamento da Hiperplasia Prostática, que é o aumento irregular da próstata. Chamada de Enucleação Prostática, a nova técnica, realizada pelo grupo de médicos urologistas da Urology Ceará, é menos invasiva, dando maior conforto e melhor recuperação para o paciente.

A Hiperplasia Prostática, é uma doença benigna que afeta cerca de 50% dos homens após os 50 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Até então, no procedimento mais comum, “o paciente costumava ser submetido a uma anestesia geral e realizava-se um corte de mais ou menos 30 cm para a resolução do problema. Com a Enucleação, é possível  obter o mesmo resultado, de forma menos invasiva, através do canal da uretra, sem cortes, sem anestesia geral e com uma recuperação muito mais rápida”, explica o médico urologista membro da Urology CE, Rômulo Silveira.

Como é um novo procedimento, explica o Rômulo, alguns planos de saúde ainda não estão liberando o procedimento, portanto é necessário que o médico cirurgião enfatize o pedido aos convênios e explique como ele será feito e as vantagens para o paciente. “Como todo novo procedimento, haverá alguma resistência, contudo, acredito que em breve a Enucleação Prostática se tornará algo corriqueiro e aceito nos planos de saúde”, ressalta.

O procedimento foi realizado no Hospital São Camilo, e contou com a participação do Dr. Daniel Moser, urologista paulista, referência nacional no tratamento cirúrgico da Hiperplasia Prostática.

Sintomas
O médico urologista Rômulo Silveira, explica que, na maioria dos casos, o paciente chega ao consultório com queixas de dificuldade de urinar, jato urinário fraco, sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada, aumento do número de idas ao banheiro durante a noite e vontade incontrolável de urinar. Em alguns casos, a HPB pode acarretar presença de sangue na urina, infecção urinária de repetição, cálculos na bexiga, retenção urinária e insuficiência renal.

Vale salientar que, mesmo sendo benigna (não relacionada ao câncer de próstata), se não for tratada corretamente, em alguns casos a próstata aumentada pode causar complicações como a deterioração da função da bexiga, afetando a qualidade de vida dos homens. 

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.