Pular para o conteúdo principal

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro Taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre anterior, diz IBGE

  A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, ficou em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano. A taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre imediatamente anterior (encerrado em novembro de 2023). Por outro lado, ficou abaixo dos 8,6% do trimestre findo em fevereiro do ano passado.  Pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população desocupada ficou em 8,5 milhões, alta de 4,1% na comparação trimestral (ou seja, com novembro de 2023) e queda de 7,5% na comparação anual (ou seja, com fevereiro do ano passado). A população ocupada (100,25 milhões) manteve-se estatisticamente estável no trimestre, mas cresceu 2,2% no ano. Edição: Maria Claudia

Universidade Sem Fronteiras defende regulamentação da profissão de cuidador de idosos na Assembleia Legislativa




A Universidade Sem Fronteiras (UNISF) participou de audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa na última sexta-feira (25), sobre a necessidade de investimentos em políticas de requalificação da população idosa, que precisa continuar no mercado de trabalho. A diretora da instituição, Maria Cecília Cavalcante, defendeu o debate, e ressaltou que, em meio ao processo de envelhecimento da população brasileira, a sociedade se depara com o veto, pela Presidência da República, da regulamentação da profissão de cuidador de idosos. “Sem dúvida, as habilidades e competências para desempenhar a função de cuidador de idosos é bem mais complexa do que a dos empregados domésticos. Por isso estamos à disposição para participar de debates como esses, pois sabemos que a luta é árdua, mas não vamos desistir”, afirmou. 
A audiência foi proposta pelo deputado Nezinho Farias (PDT), que ressaltou que o Brasil está envelhecendo, e a recente aprovação da Reforma da Previdência agrava a situação da população idosa que necessita se reinserir no mercado de trabalho. Ele acrescenta que esta preocupação se ampliou com os pontos apresentados na reforma, como o tempo de contribuição. 
“Hoje só no Ceará temos 22% de pessoas com mais de 60 anos. Neste cenário, estão incluídos idosos que estão fora do mercado de trabalho por conta das barreiras, como as dificuldades em se adaptar às tecnologias, por exemplo”, salientou Nezinho Farias.
A deputada Patrícia Aguiar (PSD), outra propositora da audiência, considerou a discussão como uma das mais importantes da sociedade atual. “É uma questão que envolve alto nível de complexidade, somado ao momento de perplexidade cultural que o mundo vive diante das diversas mudanças geradas pelo salto vertiginoso da tecnologia”, avaliou.
“Essa discussão é feita na Universidade Sem Fronteiras há 30 anos, e temos visto que somente agora o Brasil começa a despertar para a realidade do envelhecimento da população. Temos tentado mudar essa cultura gerontológica, de como as crianças de hoje vão encarar o envelhecimento, já que temos usado eufemismos para falar de velhos, de morte, quando isso é inerente a todo ser humano. Por isso é tão importante trabalhar a questão intergeracional, para ampliar o debate para todos, e não apenas para idosos. É uma questão que precisa ser discutida”, finalizou Maria Cecília.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.