Pular para o conteúdo principal

Prefeito Sarto fiscaliza ações de limpeza e terraplanagem no Álvaro Weyne e anuncia projeto de urbanização

  Orçadas em cerca de R$ 9,9 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses   COMPARTILHAR   “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada", informou Sarto (Foto: Tainá Cavalcante) O prefeito Sarto fiscalizou, nesta quinta-feira (18/04), as ações de limpeza e terraplanagem iniciadas hoje no bairro Álvaro Weyne. O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, já que favorece a proliferação de mosquitos. A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização, que inclui a construção de um letreiro na entrada do bairro. As obras vão contemplar uma área de 30 mil m² localizada entre a rua José Acioli e a av. Dr. Theberge. De acordo com Sarto, a lama e o excesso de lixo representam um risco de proliferação de mosquitos. “Nós temos aqui um depósito irregular de lixo e a água está quase a um metro de profundidade, com lixo e lama, um risco iminente de epidemia de

Agenda cultural - “Autômato” chega no Dragão do Mar com a magia do circo, do riso e da música


Aplaudido e prestigiado em vários estados do Brasil como Santa Catarina, Mato Grosso, Rio de Janeiro, vários municípios cearenses e Rosário (ARG), o espetáculo “Autômato” do multiartista Orlângelo Leal, chega em temporada gratuita no Espaço Rogaciano Leite, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dias 09, 10 e 30 de novembro e 1º de dezembro, sempre às 18h30. GRATUITO!


Intitulado como uma “palhaçaria musical” (Eduardo Bruno), o espetáculo Autômato chega ao palco Rogaciano Leite, no Dragão do Mar, a partir do próximo sábado (9), 18h30, com uma combinação de linguagens como a música, o teatro, a pantomima, a dança e o circo para compartilhar um universo multifacetado de cores e sons.

Contracenado pelo artista Orlângelo Leal, o espetáculo trata do local para o nacional, a partir da noção de conectivos cruzados em estado permanente de atualidade transterritorial que borra fronteiras e deixa uma dúvida no ar: “Ele é um palhaço? Um músico? Tais convenções parecem escapar da cena... e as duas definições parecem dizer parte do que a cena realmente foi”, acrescenta Orlângelo explicando que a ideia é representar um ser compulsivo, esquizofrênico musical, compondo e gravando músicas em cena com instrumentos exóticos.

Assim, o personagem excêntrico vai criando sua trilha como pano de fundo para sua diversão, prazer e gozo e, aos poucos, vão surgindo instigações para dançar, manipular objetos, andar de skate e para um diálogo visceral com o público numa divertida brincadeira irreverente.

Musical e transversal
Autômato é encenado pelo multiartista Orlângelo Leal, interprete/criador e diretor artístico do grupo Dona Zefinha. O caráter inovador do trabalho está na transversalidade de linguagens e na execução de instrumentos exóticos como o marimbal, a flauta nasal e a “bota bum”, (sapato que produz frequências graves em contato com o piso; criação de Orlângelo); todos plugados num setup de pedais de efeitos, samplers e loops.

Os instrumentos são tocados ao mesmo tempo, abrindo espaço para diversas experiências sonoras, tendo como elo de ligação o humor refinado, descontraído e despretensioso. Seguindo uma dramaturgia não linear, narra a saga de um criador multitarefas, compulsivo, esquizofrênico em momentos de delírio e devaneio, fragmentos de sua rotina habitual em pleno processo inventivo.

O projeto de montagem partiu de uma prática empírica movida pela intuição do artista, e vem ganhando carinho do público e destaque pela inovação, surpresa e a capacidade de emocionar através da sinergia, na incessante pesquisa do binário cena x som, ponto de inquietação e convergência que move este projeto.

O final do espetáculo é uma apoteose, o personagem executa ao mesmo tempo três instrumentos excêntricos, gravando no loop o tema de despedida e começa a jogar com o chapéu de manipulação para fazer o último número participativo, convocando um expectador para dividir a cena em plena comunhão interativa antes de sua partida triunfal deslizando pela cidade num skate.

Concepção cênica
A obra Autômato segue a mesma linha dos espetáculos montados pelo grupo Dona Zefinha, primando pela qualidade, mostrando a força da inovação inventiva e poética, exibindo para o mundo, uma amostra do teatro brasileiro produzido em Itapipoca, trazendo um olhar humorado sobre o povo do Ceará, moleque e brincalhão, que habitando um território inóspito (semiárido) utiliza o riso como aplicativo para manutenção da esperança.

Autômato reflete ainda o homem contemporâneo (homo evolutis) e sua fusão maquinal entre o digital e o físico, entre automático e autonomia, escravidão e liberdade criadora, produtivo e improdutivo, trabalho e ócio, patrão e servo. “Os autônomos são autômatos programados para chicotear a si mesmos” segundo o filósofo Coreano Byung-Chul Han, que analisa o “ser multitarefa” como um “retrocesso a natureza humana selvagem”. 

Com avanço exponencial das tecnologias no nosso cotidiano, a vida tem se tornado cada vez mais sintética, acelerando a simbiose do transumanismo. O futuro aponta para um mundo, cada vez menos analógico, onde os indivíduos que se auto exploram, sentem  angustia movida pela ansiedade consumidora  e vem tonando-se opressores de si mesmo, perdendo assim o senso da consciência de dominação. Fazemos o que queremos ou atendemos as demandas do que nos é imposto/ofertado?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.