Pular para o conteúdo principal

incêndio em igreja no Bairro Democrático Rocha em Fortaleza

  incêndio em igreja  Um incêndio atingiu a Igreja Assembleia de Deus Bela Vista/Panamericano, na Rua Santa Catarina, bairro Demócrito Rocha, Fortaleza, na tarde de sexta-feira (2). A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou a 5ª Companhia do 1º Batalhão, sediada no Conjunto Ceará, por volta das 14h35.  Ao chegar, os bombeiros militares constataram que o fogo já havia sido controlado por fiéis. Eles usaram dois extintores para debelar as chamas. Ainda assim, segundo relatos de populares, o incêndio começou em um ventilador e se espalhou para equipamentos próximos. As chamas danificaram microfones, teclados, caixas de som, guitarra, baixo, data show, aparelhos de ar-condicionado e parte de uma bateria musical. O teto e o forro de PVC também sofreram danos pelo calor. Fuligem espalhou-se pelo ambiente. Após o rescaldo, a ocorrência foi encerrada às 15h10. Por fim, de acordo com o comandante do socorro, 1º Tenente Henrique Coelho, “não precisamos com...

Agenda cultural - “Autômato” chega no Dragão do Mar com a magia do circo, do riso e da música


Aplaudido e prestigiado em vários estados do Brasil como Santa Catarina, Mato Grosso, Rio de Janeiro, vários municípios cearenses e Rosário (ARG), o espetáculo “Autômato” do multiartista Orlângelo Leal, chega em temporada gratuita no Espaço Rogaciano Leite, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dias 09, 10 e 30 de novembro e 1º de dezembro, sempre às 18h30. GRATUITO!


Intitulado como uma “palhaçaria musical” (Eduardo Bruno), o espetáculo Autômato chega ao palco Rogaciano Leite, no Dragão do Mar, a partir do próximo sábado (9), 18h30, com uma combinação de linguagens como a música, o teatro, a pantomima, a dança e o circo para compartilhar um universo multifacetado de cores e sons.

Contracenado pelo artista Orlângelo Leal, o espetáculo trata do local para o nacional, a partir da noção de conectivos cruzados em estado permanente de atualidade transterritorial que borra fronteiras e deixa uma dúvida no ar: “Ele é um palhaço? Um músico? Tais convenções parecem escapar da cena... e as duas definições parecem dizer parte do que a cena realmente foi”, acrescenta Orlângelo explicando que a ideia é representar um ser compulsivo, esquizofrênico musical, compondo e gravando músicas em cena com instrumentos exóticos.

Assim, o personagem excêntrico vai criando sua trilha como pano de fundo para sua diversão, prazer e gozo e, aos poucos, vão surgindo instigações para dançar, manipular objetos, andar de skate e para um diálogo visceral com o público numa divertida brincadeira irreverente.

Musical e transversal
Autômato é encenado pelo multiartista Orlângelo Leal, interprete/criador e diretor artístico do grupo Dona Zefinha. O caráter inovador do trabalho está na transversalidade de linguagens e na execução de instrumentos exóticos como o marimbal, a flauta nasal e a “bota bum”, (sapato que produz frequências graves em contato com o piso; criação de Orlângelo); todos plugados num setup de pedais de efeitos, samplers e loops.

Os instrumentos são tocados ao mesmo tempo, abrindo espaço para diversas experiências sonoras, tendo como elo de ligação o humor refinado, descontraído e despretensioso. Seguindo uma dramaturgia não linear, narra a saga de um criador multitarefas, compulsivo, esquizofrênico em momentos de delírio e devaneio, fragmentos de sua rotina habitual em pleno processo inventivo.

O projeto de montagem partiu de uma prática empírica movida pela intuição do artista, e vem ganhando carinho do público e destaque pela inovação, surpresa e a capacidade de emocionar através da sinergia, na incessante pesquisa do binário cena x som, ponto de inquietação e convergência que move este projeto.

O final do espetáculo é uma apoteose, o personagem executa ao mesmo tempo três instrumentos excêntricos, gravando no loop o tema de despedida e começa a jogar com o chapéu de manipulação para fazer o último número participativo, convocando um expectador para dividir a cena em plena comunhão interativa antes de sua partida triunfal deslizando pela cidade num skate.

Concepção cênica
A obra Autômato segue a mesma linha dos espetáculos montados pelo grupo Dona Zefinha, primando pela qualidade, mostrando a força da inovação inventiva e poética, exibindo para o mundo, uma amostra do teatro brasileiro produzido em Itapipoca, trazendo um olhar humorado sobre o povo do Ceará, moleque e brincalhão, que habitando um território inóspito (semiárido) utiliza o riso como aplicativo para manutenção da esperança.

Autômato reflete ainda o homem contemporâneo (homo evolutis) e sua fusão maquinal entre o digital e o físico, entre automático e autonomia, escravidão e liberdade criadora, produtivo e improdutivo, trabalho e ócio, patrão e servo. “Os autônomos são autômatos programados para chicotear a si mesmos” segundo o filósofo Coreano Byung-Chul Han, que analisa o “ser multitarefa” como um “retrocesso a natureza humana selvagem”. 

Com avanço exponencial das tecnologias no nosso cotidiano, a vida tem se tornado cada vez mais sintética, acelerando a simbiose do transumanismo. O futuro aponta para um mundo, cada vez menos analógico, onde os indivíduos que se auto exploram, sentem  angustia movida pela ansiedade consumidora  e vem tonando-se opressores de si mesmo, perdendo assim o senso da consciência de dominação. Fazemos o que queremos ou atendemos as demandas do que nos é imposto/ofertado?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Revalida hoje

  Termina hoje (14) o prazo para a apresentação de recursos visando nova análise do diploma que foi apresentado para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2022/2). O resultado – da primeira etapa da segunda edição de 2022 – foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 8 de julho, data em que teve início o período para a apresentação de recursos, que deve ser feito por meio do  Sistema Revalida . “No caso de reprovação da documentação apresentada, o participante poderá inserir novo arquivo para análise. O único documento aceito, conforme previsto em edital, é o diploma médico original expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legali...