A orla de Fortaleza será opção de lazer para a população durante o feriadão de Carnaval. De acordo com o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (13) pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), oito trechos do litoral da Capital apresentam condições adequadas para banho. O boletim está disponível no site da autarquia e no aplicativo Semace Digital para Android. O monitoramento assegura a qualidade da água e a segurança dos banhistas, conforme os critérios estabelecidos pela legislação ambiental vigente. Os parâmetros de balneabilidade seguem a Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Para a análise, técnicos da autarquia coletam e avaliam, em laboratório, cinco amostras semanais de cada ponto monitorado. No setor Leste, que compreende as praias do Futuro, Titanzinho e Abreulândia, dois trechos estão próprios para banho. No setor Centro, que inclui as praias do Mucuripe, Meireles e Iracema, concentra-se o maior número de pon...
Em comemoração aos 110 anos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, a VSM Comunicação sob coordenação do engenheiro civil Cássio Borges, uma das maiores autoridades em hidrologia da região semiárida nordestina, e do engenheiro agrônomo José Maria Marques de Carvalho, aposentado do Banco do Nordeste, lançou duas obras técnicas sobre recursos hídricos.
Os livros intitulados como “Sugestões para o Fortalecimento das Instituições de Desenvolvimento do Nordeste” e o “DNOCS: Desenvolvimento e Gestão dos Recursos Hídricos no Semiárido Nordestino” foram lançados no final de outubro deste ano. Esta última obra reúne em suas páginas informações verídicas sobre o DNOCS onde os estudiosos na área de recursos hídricos podem espelhar-se nos trabalhos realizados por aquele Departamento Federal, “visando aspectos históricos a seu respeito e acrescentando-lhes detalhes técnicos sobre ele, exaltando os bons resultados obtidos de sua atuação, a despeito das dificuldades orçamentárias”, destaca Reginaldo Vasconcelos, Presidente da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo-ACLJ, no prefácio do livro.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.