Saúde Ocular: IJF acolheu mais de 300 pacientes na emergência de oftalmologia no primeiro semestre de 2026 IJF é referência em casos de queimadura química, corpo estranho intra-ocular, lesão traumática perfurante do globo ocular, entre outros acidentes que acometem a região dos olhos Compartilhe: O Instituto Dr. José Frota (IJF), hospital de traumas de alta complexidade da Prefeitura de Fortaleza, acolheu 323 pacientes na emergência de oftalmologia no primeiro semestre de 2026. O levantamento traz o alerta neste mês de julho, período em que é celebrado nacionalmente o Dia da Saúde Ocular com campanhas de prevenção e conscientização para a população. No IJF, o perfil de pacientes é predominantemente de pessoas adultas, de ambos sexos. A maior prevalência são de pessoas entre 30 a 39 anos, que somam 65 ocorrências, seguido por acima dos 60 anos, com 56 casos e pacientes entre 50 a 59 anos, com 53 acidentes. Entre o público infantil, a faixa etária de 5 a 9 anos concentra maior núme...
A Prefeitura deu início nesta terça-feira (5/11) a mais uma força-tarefa para limpeza da praia do Cumbuco, no litoral oeste de Caucaia, onde hoje cedo foram novamente localizadas manchas de óleo na faixa de areia. No começo de outubro, algo do tipo também aconteceu.
Estima-se que dessa vez pelo menos dez quilômetros da orla (da Vila dos Coqueiros até o Porto do Pecém) tenham apresentado pontos de poluição em decorrência do surgimento desse produto.
O mutirão contou com técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) e de agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) e da Capitania dos Portos do Ceará. Pelo menos 80 pessoas participaram da mobilização de hoje.
Conforme o presidente do Imac, Hugo Pontes, vários órgãos estão sendo mobilizados para a ação ser ainda mais eficaz do que foi hoje – e, consequentemente, menos danosa ao meio ambiente. “Há equipes nas áreas afetadas desde o início da manhã. É preciso ter cuidado, pois o produto é tóxico”, explica.
Além de intervenção humana, a força-tarefa contou com máquinas e equipamentos. “Todo material recolhido vai ser encaminhado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para um destino ecologicamente correto, já que os resíduos não podem ser destinados ao aterro sanitário”, acrescenta Hugo Pontes.
A limpeza não tem data para acabar. Continuará enquanto tiver manchas de óleo pelo litoral de Caucaia. Para isso, estão sendo distribuídos kits com botas, luvas, máscaras e material a todos que compõem o mutirão, já que as manchas de óleo são grandes e espessas.
Uma equipe de guarda-vidas do grupo de Salvamento Aquático Municipal também fez vistoria e está sob alerta com foco na vigilância e orientação de banhistas para garantir a integridade física dos visitantes nas áreas de cobertura.
Pelo menos 26 praias do Ceará já foram atingidas pelo material oleoso. Os trabalhos de limpeza do Cumbuco serão retomados nesta quarta-feira (6/11).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.