Um memorial em homenagem ao congolês Moïse Mugenyi Kabagambe foi inaugurado nesta segunda-feira (30) no quiosque Dumar, na praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O busto instalado no local é uma das medidas previstas na ação indenizatória movida pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), que representa a família de Moïse desde o início do caso. O jovem congolês, de 24 anos, foi espancado até a morte em 24 de janeiro de 2022 , no quiosque Tropicália, após cobrar o pagamento de três dias de trabalho. A violência, registrada por câmeras de segurança, mobilizou movimentos sociais, entidades de direitos humanos e a sociedade civil em busca de justiça. A data escolhida para a inauguração, 30 de junho, marca a independência da República Democrática do Congo, país de origem de Moïse. A mãe de Moïse, Lotsove Lolo Lavy Ivone, destacou a importância do memorial como símbolo de resistência e memória. “É muito difícil estar aqui, onde tudo aconteceu. São muitas memór...
ALÉM DE FESTIVAIS EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL, FARTURA REALIZOU EXPEDIÇÕES, LANÇOU UM LIVRO E UM CANAL DE BORDO NA AZUL EM 2019 | |
Após passar por Belém, Brasília, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte e Porto Alegre, o Projeto Fartura encerra o ano com uma edição internacional, em Lisboa e completa as cinco regiões do Brasil no Nordeste, com a quinta edição do Festival Fartura Fortaleza, dias 23 e 24 de novembro, na Praça das Flores, com entrada gratuita.
Em 2019, os Festivais Fartura receberam mais de 545 atrações gastronômicas do Brasil inteiro, com cerca de 220 mil pratos servidos, mais de 65 toneladas de alimentos. Após passar por Fortaleza, estima-se que o público total chegue a 90 mil pessoas nos eventos. Enquanto saboreavam os pratos que representam a diversidade gastronômica brasileira, era possível apreciar shows e performances cênicas de 120 mil artistas ao longo do ano.
Base para a curadoria dos festivais, as Expedições Fartura já percorreram todo o território nacional e completaram mais de 77 mil km rodados, com pesquisas gastronômicas em 264 cidades e mais de 600 personagens da cadeia produtiva da gastronomia. Este ano, as viagens voltaram ao Mato Grosso e ao Paraná, lideradas pela curadora Luiza Fecarotta, para se aprofundarem nos estados, com grandes achados.
Em maio de 2019, o Projeto Fartura lançou o 5° volume do livro “Fartura – Expedição Brasil Gastronômico”, de autoria de Rusty Marcellini e Rodrigo Ferraz. A publicação também é fruto das Expedições Fartura e a última da coleção, que fecha o Brasil, contemplando os estados Paraíba, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O livro traz histórias de personagens e tradições das culinárias locais de cada estado visitado, além de belíssimas fotografias e, é claro, receitas.
Toda a pesquisa realizada pelo projeto, a maior plataforma de gastronomia do país, vira conteúdo. Seja para os livros, site, redes sociais, programas de rádio e projetos customizados. Este foi o caso do canal de bordo lançado em julho nas aeronaves da companhia Azul, que exibe o programa “Fartura Comidas do Brasil”. A primeira temporada tem cinco episódios recheados de sabores, com histórias de produtores, ingredientes e chefs. A segunda já está em fase final de produção.
O conteúdo pesquisado nas Expedições Fartura passa por uma equipe de comunicação e é disponibilizado ao público por diferentes meios. Em novembro de 2019, o vídeo “O Mestra da Farinha”, que conta a história de Seu Bené, de Belém do Pará, ganhou os prêmios “Best South American Film" e "People's Choice Awards" na categoria “Documentários”, no Festival ART&TUR. A produção vencedora tem realização de Leandro Miranda e Luiza Fecarotta, com produção de Adriana Benevenuto.
“Foi um ano especialmente difícil economicamente para o Brasil, mas conseguimos ir em frente sem parar de produzir e de levar conhecimento gastronômico ao público, essa é a nossa missão”, conta o diretor geral do projeto, Rodrigo Ferraz.
facebook.com\farturabrasil
instagram.com\farturabrasil
|
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.