A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado do Ceará (Cedec) participou da entrega de 13 toneladas de alimentos arrecadados pelo Programa Ceará Sem Fome, reforçando sua atuação como parceira estratégica do programa, desde o início. A ação ocorreu na última sexta-feira (12), em Canindé – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. Com sua capacidade logística, a Defesa Civil tem contribuído de forma decisiva para que os alimentos cheguem de maneira ágil e organizada às famílias em situação de vulnerabilidade em diversas regiões do Ceará. O evento ocorreu no quartel do Corpo de Bombeiros Militar, em Canindé, e contou com a presença do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel BM Holdayne Pereira; do comandante do Corpo de Bombeiros de Canindé, capitão BM Erasmo Costa; além de equipes locais. Também esteve presente o secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome da Secretaria da Proteção Social (SPS), Caio Cavalcanti, representando o Governo do Ceará na integra...
O Ceará tem, em dezembro, conforme o monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), municípios na lista daqueles com as maiores temperaturas máximas médias do País.
Conforme a climatologia, Sobral tem máxima média mensal de 35,9°C. Logo atrás vem Morada Nova, com 35,6°C, e os municípios de Crateús, Iguatu e Quixeramobim, todos estes com normal climatológica de 35,1°C, isto considerando somente as cidades do Ceará.
Em relação a novembro, as médias não variam muito, algumas, inclusive, variam para menos. Segundo o meteorologista da Funceme Raul Fritz, neste período do ano, é comum que as temperaturas sejam mais elevadas, principalmente no interior.
“É comum que o Estado sofra com com temperaturas mais elevadas no segundo semestre de forma geral. No caso de Sobral, soma-se a um maior desenvolvimento urbano e as particularidades do seu microclima, o que contribui para índices mais extremos em relação às demais cidades”, reforça o pesquisador.
No comparativo com os demais municípios do País, Sobral, neste mês, ocupa o 5º lugar no ranking das normais climatológicas. É importante ressaltar que outras áreas do Estado podem apresentar dados semelhantes ou até maiores, pois o monitoramento é parcial, cobrindo áreas específicas.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.