A Enel, concessionária de energia que atende principalmente a região metropolitana de São Paulo, foi multada em R$ 14 milhões por falhas no fornecimento de energia elétrica ocorridas no final do ano passado . A multa foi aplicada pelo Procon-SP após o recebimento de diversas reclamações de clientes. O Procon informou que a multa se refere a falhas ocorridas entre os dias 21 e 23 de setembro e 8 e 14 de dezembro, quando diversos moradores da Grande São Paulo reclamaram da falta de energia elétrica por um período superior a 48 horas . Segundo o órgão, esse problema infringe o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor que afirma que concessionárias, empresas ou órgãos públicos “são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos”. Desde 2019, o Procon já autuou a Enel nove vezes. Em dezembro do ano passado, a Enel já havia sido multado pelo Procon Paulistano , um órgão da prefeitura de São Paulo. A multa apli...
O Ceará tem, em dezembro, conforme o monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), municípios na lista daqueles com as maiores temperaturas máximas médias do País.
Conforme a climatologia, Sobral tem máxima média mensal de 35,9°C. Logo atrás vem Morada Nova, com 35,6°C, e os municípios de Crateús, Iguatu e Quixeramobim, todos estes com normal climatológica de 35,1°C, isto considerando somente as cidades do Ceará.
Em relação a novembro, as médias não variam muito, algumas, inclusive, variam para menos. Segundo o meteorologista da Funceme Raul Fritz, neste período do ano, é comum que as temperaturas sejam mais elevadas, principalmente no interior.
“É comum que o Estado sofra com com temperaturas mais elevadas no segundo semestre de forma geral. No caso de Sobral, soma-se a um maior desenvolvimento urbano e as particularidades do seu microclima, o que contribui para índices mais extremos em relação às demais cidades”, reforça o pesquisador.
No comparativo com os demais municípios do País, Sobral, neste mês, ocupa o 5º lugar no ranking das normais climatológicas. É importante ressaltar que outras áreas do Estado podem apresentar dados semelhantes ou até maiores, pois o monitoramento é parcial, cobrindo áreas específicas.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.