Pular para o conteúdo principal

*Nota a imprensa*

 *Nota a imprensa* Metrofor registrou abalroamento com carro na passagem de nível da Rua Escrivão Pinheiro, por volta de 20:20 desta sexta-feira (24/10). Samu, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência. Duas pessoas acordadas e conscientes, que estavam no carro, foram atendidas. A sinalização de aproximação do trem estava funcionando normalmente. Câmeras de segurança flagraram o momento em que o carro avançou sobre os trilhos com a sinalização ativa, de forma imprudente. Metrofor reforça a necessidade de atenção plena dos motoristas rodoviários ao cruzar vias férreas, evitando distrações e imprudências.

Cegueira: uma realidade para mais de 580 mil brasileiros



13 de dezembro foi a data escolhida para dar alusão ao dia do cego. Este dia foi criado com o objetivo de diminuir a discriminação e aumentar a integração dos deficientes visuais. Segundo dados do IBGE, no Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. A cegueira pode decorrer de lesão no próprio olho, nas vias ópticas ou nos centros nervosos superiores, com causas diversas, desde traumas oculares até doenças congênitas. Ela pode ser reversível ou irreversível.

A oftalmologista Pollyanna Landim alerta para quatro causas que podem causar cegueira: doenças infecciosas (tracoma, sífilis); doenças sistêmicas (diabetes, arteriosclerose, nefrite, moléstias do sistema nervoso central, deficiências nutricionais graves); traumas oculares (pancadas, ação de ácidos); e causas congênitas e outras (catarata senil, glaucoma, miopia maligna).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 75% dos casos de cegueira no mundo são tratáveis ou preveníveis. De acordo com Pollyanna, ir ao oftalmologista regularmente é uma das melhores formas de prevenir doenças. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, estima-se que existam 37 milhões de cegos no mundo. Conforme a OMS, 82% das pessoas que vivem com a cegueira têm mais de 50 anos.

Com dados tão alarmantes, o ideal seria se as cidades, as escolas, os cinemas, os prédios públicos, enfim, a sociedade brasileira comp um todo estivesse apta a servir e incluir os deficientes visuais e não só visuais, no seu dia a dia. Uma deficiência não pode fazer de alguém um cidadão com menos direitos. Lamentavelmente a realidade ainda não é essa, pois ainda existe uma grande carência de projetos de acessibilidade para essas pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.