Começa, na próxima segunda-feira (1º), a 8ª edição do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, o Teste da Urna 2025. A abertura do evento ocorrerá às 13h. Até sexta-feira (5), investigadoras e investigadores vão executar os 38 planos de testes aprovados pela Comissão Reguladora. O objetivo é reforçar a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de contribuir para o contínuo aperfeiçoamento do processo eleitoral. A iniciativa integra o ciclo de desenvolvimento dos sistemas de votação, apuração, transmissão, recebimento de arquivos e apoio às auditorias da urna eletrônica, sendo uma das principais oportunidades de fiscalização do processo eleitoral. O Teste da Urna de 2025 será realizado nos sistemas que a Justiça Eleitoral (JE) usará nas Eleições Gerais de 2026, entre eles o Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE), Software de Carga, Software de Votação, Sistema de Apu...
Saúde - Férias é período que requer cuidados: vacinação em dia para quem vai viajar é o primeiro deles
Alta estação, férias escolares, recesso de fim de ano. A temporada é ideal para viajar com a família, mas alguns cuidados e precauções devem ser tomados antes de arrumar as malas, principalmente para quem vai viajar com crianças. Orientações sobre o destino é primordial, a partir daí vem a verificação do cartão de vacinação. Dentro do Brasil, por exemplo, há cidades passando por surtos de sarampo, doença anteriormente erradicada.
Alguns destinos exigem vacinas específicas, sendo necessários dias de antecedência para a imunização. A recomendação da Anvisa é que as vacinas sejam realizadas no máximo quatro semanas antes da viagem, sendo período ideal de 6 a 8 semanas antes do embarque. O período de imunização da febre amarela, por exemplo, é após 10 dias da vacinação.
A pediatra e diretora da Previne Vacinas, Vanuza Chaga, alerta para importância de consultar as crianças antes das viagens, verificando condições de saúde e se o local de destino está passando por algum surto. Necessário também estar atento ao cartão de vacinação e observar exigências para o viajante. “Vacinas como tríplice viral, febre amarela, hepatites, meningites, entre outras são importantes para proteção do turista”, alerta a médica.
Para quem não vai viajar, Vanuza Chagas deixa claro que a vacinação em dia, não é menos importante, até porque é um período em que muitos turistas circulam e, assim, circulam também os vírus. Ainda de acordo com a pediatra, outro alerta é para os acidentes domésticos com crianças, cuidados com a exposição ao sol, mantendo sempre a proteção contra os raios solares e também com a alimentação dos pequenos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.