Justiça do Rio de Janeiro marcou para 23 de março de 2026 o júri popular de Monique Medeiros e do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, acusados da morte do menino Henry Borel , em 2021. A definição da data ocorre após mais de quatro anos de trâmites processuais e recursos da defesa dos réus. Ao comentar a decisão em rede social, o pai de Henry, Leniel Borel, que atua como assistente de acusação, destacou a dor da espera. “Tenho mais tempo lutando por justiça pelo meu filho do que o tempo que tive com ele em vida. O Henry viveu só quatro anos. Eu acordo e durmo com o mesmo pedido: que a verdade sobre o que fizeram com o meu filho seja dita diante de toda a sociedade”, lamentou Leniel. Para o pai da vítima, a marcação do júri traz um misto de esperança e sofrimento. “Ver a data do júri marcada é como reabrir uma ferida que nunca cicatrizou. Dói muito, mas também me dá esperança de que, enfim, o Henry será ouvido pela Justiça. Não é um pr...
Segundo o Ministério da Saúde, a queda é um evento muito comum e devastador em idosos. Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar alguma doença. Estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos e, que um em vinte daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos e mais, 40% caem a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%.
Com base nessas informações e com inspiração no protagonismo do Papai Noel durante o mês de dezembro, a SBOT cria a campanha de prevenção de quedas dos idosos tendo como garoto propaganda o bom velhinho. O objetivo é o de orientar e alertar a população sobre os riscos de quedas e as consequências para as pessoas idosas. Com alguns cuidados em casa é possível prevenir e reduzir consideravelmente o número de quedas em idosos.
Presenteie o seu bom velhinho com uma vida segura. Proteção e saúde para os idosos.
O processo de envelhecimento é um importante fator de risco como possível causador de quedas. Com a idade, todo aparelho locomotor é atingido, além de déficit visual e auditivo, alteração da marcha, equilíbrio, déficit cognitivo. O uso de medicamentos e as doenças degenerativas das articulações também precisam ser consideradas como possíveis causadores de quedas em pacientes idosos. Por isso, fique atento às orientações da SBOT.
Além dos problemas médicos, as quedas representam custo social, econômico e psicológico enorme para as pessoas idosas e as famílias. Com alguns cuidados, é possível evitar as quedas, proporcionando mais qualidade de vida:
- Evite tapetes soltos
- As escadas e corredores devem ter corrimão dos dois lados
- Use sapatos fechados e com solados de borracha.
- Coloque tapete antiderrapante nos banheiros.
- Evite andar em áreas com piso úmido.
- Evite encerar a casa.
- Evite móveis e objetos espalhados pela casa.
- Deixe uma luz acesa à noite, caso você se levante.
- Espere que o ônibus pare completamente para você subir ou descer.
- Coloque o telefone em local acessível.
- Utilize sempre a faixa de pedestres.
- Se necessário, use bengalas, muletas ou instrumentos de apoio.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.