#audioinclui

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Verão - *Férias na estrada: Veja as principais dicas de segurança e o que checar antes de viajar de carro*



_Especialista comenta os cuidados fundamentais para evitar acidentes na estrada, que vão desde cuidados mecânicos até observar as condições do tempo_

O fim do ano chegou e, nesse período, muitas pessoas aproveitam para viajar de carro pelo litoral para curtirem as férias com a família e amigos. Mas antes de pegar a estrada é essencial ter atenção e alguns cuidados para que a viagem sobre quatro rodas seja perfeita. O advogado especialista em trânsito, Rodrigo Nóbrega, ressalta algumas dicas para o conforto e segurança nas estradas.

*Revisão do veículo*
É importante que antes da viagem, seja realizada uma revisão geral no automóvel e checar alguns itens indispensáveis para o bom funcionamento do carro. Verificar a bateria, principalmente para viagens longas, trocar o óleo e checar a calibragem dos pneus são medidas essenciais a serem tomadas antes de seguir viagem. O especialista em trânsito, Rodrigo Nóbrega, afirma que esses cuidados, além de garantir um veículo preparado para rodar em estradas, podem evitar acidentes. ''A manutenção preventiva é de extrema importância para viagens de carro. Graves acidentes podem ocorrer por conta de algum problema mecânico, principalmente envolvendo os freios e sistema de alinhamento que pode exigir uma atenção redobrada do condutor se não estiver em dia. A calibragem correta dos pneus influi diretamente na estabilidade do carro, então é importante ficar atento a esses detalhes."

*Verificar as condições de tempo*
É aconselhável checar as condições do tempo, pois algumas circunstâncias necessitam de cuidado dobrado por parte do motorista, como no caso de chuva e neblina. “Em condições de chuva ou neblina, o motorista deve diminuir a velocidade e manter o farol baixo ligado. O pisca-alerta só deve ser ligado em caso de acidente à frente. Com chuva, a água na pista pode gerar a aquaplanagem e nesse tipo de situação, o motorista precisa ficar atento ao carro da frente e verificar o rastro que o pneu deixa na água. Em caso de neblina, a dica é procurar se guiar pelas faixas da estrada. Se a neblina estiver muito forte, o indicado é parar o veículo, de preferência em um posto ou base rodoviária.”, explica Rodrigo Nóbrega.

*Segurança das crianças*
Para a segurança dos pequenos, é imprescindível o uso da cadeirinha e assentos de elevação para crianças de até 7 anos e meio. Para os maiores, até os 10 anos a regra é o uso do cinto de segurança no banco traseiro. “É importante ficar atento, pois a infração é gravíssima e há multa R$ 293,47, além de retenção do veículo até a regularização da situação.'', ressalta o especialista.



*Cuidados na estrada* 
Além de todos os cuidados antes de viajar, é importante que o motorista esteja atento quando estiver na estrada, como o uso do acostamento e a atenção com outro veículos. O especialista, Rodrigo Nóbrega, explica que o acostamento é exclusivo para emergências, que podem ser do carro, do motorista ou de algum ocupante, também sendo permitido parar para ajudar alguém. “A parada nessa faixa sem necessidade, além de gerar multa, pode resultar em acidente. Também é ilegal andar com o carro pelo acostamento, então se houver motivo para usar aquele espaço, é indicado que o motorista coloque o triângulo de sinalização a 20 metros do carro, no mínimo.”

Rodrigo também alerta sobre o modo como o condutor deve dirigir, estando atento aos diversos tipos de veículos. “É preciso lembrar que todos devem ter seu espaço. Por exemplo, muitas vezes, uma motocicleta pode estar no ponto cego do veículo, então o ideal é realizar trocas de faixa com maior cuidado, sem movimentos bruscos.”, ressalta o especialista.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.