Setembro de 2025 teve a maior diminuição da série histórica de roubos em Fortaleza e no Ceará Como resultado dos constantes investimentos do Governo do Ceará no trabalho das Forças de Segurança, o estado registrou uma redução de 22,4% nos roubos entre janeiro e setembro de 2025. No total, foram 6.247 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) a menos em relação ao mesmo período do ano passado. Nos nove primeiros meses deste ano, foram contabilizados 21.667 roubos em todo o estado, contra 27.914 ocorrências em 2024. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). A diminuição foi observada em todas as regiões cearenses. Em Fortaleza, a redução chegou a 25,1%, com 4.954 casos a menos na comparação entre 2025 e 2024. Neste ano, foram 14.819 registros, contra 19.773 CVPs no mesmo período do ano passado. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a...
Prefeitura de Fortaleza fortalece programa Melhor em Casa Serviço será acionado pelas equipes de estratégia de saúde da família para pacientes com problemas que preencham critérios clínicos específicos da atenção domiciliar
A Prefeitura Municipal de Fortaleza apresenta nesta segunda-feira, 9 horas, no Teatro José de Alencar, o novo modelo do Melhor em Casa, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) que se constitui em uma modalidade de atenção à saúde para pessoas que tenham sequelas incapacitantes que necessitem de cuidado de equipes multiprofissionais, mas não requeiram hospitalização.
O serviço é classificado em duas modalidades: AD1, de responsabilidade da atenção básica, voltado para pacientes com problema de saúde controlado/compensado, necessidade de procedimentos de menor complexidade e atendimento médico com frequência maior que semanal; AD2, para pacientes com necessidades de procedimentos mais complexos, com uso de recursos/insumos contínuos ou temporários até estabilização do quadro e necessidade de acompanhamento no mínimo semanal.
Para a prestação dos serviços, além das equipes de Estratégias de Saúde da Família, o serviço contará com 16 equipes de EMAD (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar), formadas cada uma por 1 médico, 1 enfermeiro, 4 técnicos de enfermagem e 1 fisioterapeuta; e 8 de EMAP (Equipe Multiprofissional de Apoio), com dois tipos de composição, as que possuem 1 assistente social, 1 terapeuta ocupacional, 1 nutricionista e 1 farmacêutico e as que, além desses profissionais, incluem um dentista e um fonoaudiólogo.
Para o atendimento domiciliar, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza estabeleceu alguns critérios de elegibilidade administrativos, clínicos e socioassistenciais para atendimento das equipes. Dentre os critérios administrativos o usuário deve residir no município de Fortaleza, o domicílio tem que oferecer a possibilidade de acesso a carro e ter um responsável que assine o Termo de Compromisso do Serviço de Atenção Domiciliar.
Nos critérios socioassistenciais é necessário ter um responsável que assume a função de cuidador, familiar ou não; o domicílio precisa ter recursos mínimos de infraestrutura, saneamento básico e ventilação; ter o encaminhamento para o SAD, recomendado por médico da unidade de origem, baseado em critérios clínicos, garantindo a estabilidade clínica necessária para a transição para a modalidade de assistência de atenção domiciliar (desospitalização ou atendimento domiciliar) com registro em formulário próprio e resumo clínico.
Como critérios clínicos deve haver prematuridade e baixo peso em bebês com necessidade de ganho ponderal; usuário com necessidade de uso de equipamentos ou agregação de procedimentos de maior complexidade como ventilação mecânica, paracentese de repetição, nutrição parenteral e transfusão sanguínea e que demandem tempo maior de acompanhamento domiciliar. Também são utilizados como critérios clínicos de elegibilidade usuários com afecções agudas ou crônicas agudizadas, com necessidade de cuidados intensificados e sequenciais, como tratamentos parenterais ou reabilitação; com afecções crônico-degenerativas, considerando o grau de comprometimento causado pela doença, que demande atendimento no mínimo semanal; com necessidade de cuidados paliativos com acompanhamento clínico no mínimo semanal, com o fim de controlar a dor e o sofrimento do usuário.
Dentre os procedimentos realizados pelo SAD haverá acompanhamento e avaliação domiciliar do paciente submetido à ventilação mecânica não invasiva; instalação/manutenção de ventilação domiciliar não invasiva; oxigenoterapia; assistência domiciliar terapêutica multiprofissional em HIV/AIDS; assistência domiciliar por profissional de nível médio; curativo grau I ou II com ou sem debridamento; manutenção e acompanhamento domiciliar de paciente submetido à diálise peritoneal; sondagem gástrica; passagem de sonda naso entérica; nutrição enteral em adulto e pediatria; nutrição enteral em pediatria e terapia de rehidratação, entre outros.
Critérios para desligamento dos pacientes do SAD e também para desospitalização de pacientes para serem atendidos por esses serviços também foram estabelecidos pela Secretaria Municipal da Saúde que espera, desta forma, dar mais qualidade de vida a pacientes que se encontram fora de seus vínculos familiares por uma hospitalização desnecessária e também otimizar custos e abrir mais vagas de leitos em hospitais municipais.
Serviço: Lançamento do Programa Melhor em Casa
Data: 27.01.20
Horário: 9 horas
Local: Teatro Municipal São José
Endereço: Rua Rufino de Alencar 299 - Centro
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.