Entre janeiro e dezembro de 2025, as Forças de Segurança do Ceará realizaram 43.493 diligências com a finalidade de cumprir mandados de prisão em aberto e 1.935 capturas de pessoas, no âmbito do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri). A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O programa, que funcionou em caráter experimental ao longo do último ano, foi regulamentado no último dia 29 de dezembro de 2025, por meio do decreto nº 37.055/2025, assinado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e pelo secretário da SSPDS, Roberto Sá. O Procumpri é voltado à realização de ações estratégicas para o cumprimento de diligências em endereços de foragidos da Justiça, com foco na redução dos índices de criminalidade, especialmente dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), além do enfrentamento às organizações criminosas e outros grupos vulneráveis. Do total de capturas realizadas ...
As bactérias infecciosas acumuladas na boca podem ser causadoras de complicações em várias partes do organismo. Problemas cardiorrespiratórios, parto prematuro, bebês com baixo peso, até mesmo problemas musculares que acabam desencadeando outras doenças.
Segundo o odontologista Diego Tavares, a saúde oral e algumas doenças cardíacas estão ligadas pela proliferação de bactérias e outros micro-organismos, que partem da boca para outras áreas do corpo pela corrente sanguínea. “Quando essas bactérias chegam ao coração, elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação, podendo até resultar numa endocardite, ou seja, uma infecção do revestimento interno do coração”.
Este tipo de complicação ocorre principalmente em pacientes com problemas crônicos, como gengivite ou doença periodontal avançada. Isto causa um maior risco de desenvolver doenças cardíacas causadas por precariedade na saúde oral, principalmente se não for diagnosticada e tratada.
Estudos revelam que, aproximadamente, 40% das endocardites, infecção do revestimento interno do coração, são oriundas de focos infecciosos bucais. A bactéria que normalmente se aloja na boca, a estafilococos, tem afinidade com a válvula do coração e pode se alojar lá também.
Diego Tavares recomenda visitas ao dentista a cada seis meses, de forma preventiva e sempre que apresentar os seguintes sintomas: dor, alteração na mordida, alteração de cor, textura e brilho nos dentes, gengivas sangrando e ferida na boca que não cicatriza em mais de dez dias. Fumantes e pessoas que consomem muito açúcar, devem aumentar a frequência de idas rotineiras para três ou quatro meses.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.