_Aviso de pauta_ *Com investimento de mais de R$ 300 milhões, Governo do Ceará lança editais do Projeto Sertão Vivo e novos projetos produtivos para agricultura familiar* O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza, nesta sexta-feira (12), durante a programação da 2ª edição da Feira Cearense da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fecaf), no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, o lançamento dos novos editais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e de Tecnologias Sociais para acesso à água, além da assinatura do Termo de Cooperação Técnico-Financeira com a Ematerce, no âmbito do Projeto Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste (Sertão Vivo). Na ocasião, também serão assinados 241 termos de fomentos de projetos produtivos, via Projeto São José, para associações e cooperativas da agricultura familiar. A cerimônia contará com as presenças do governador Elmano de Freitas e do secretário...
A segunda quinzena do mês de janeiro chega com cenário mais favorável para tempo firme em praticamente todo o Ceará. Neste momento, conforme análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há pouca nebulosidade sobre o Estado e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se mais afastada.
Diante do atual cenário, a previsão é de predomínio de nebulosidade variável com possibilidade de chuva passageira e com intensidade fraca na faixa litorânea, Maciço de Baturité e também na Ibiapaba nesta segunda (13). O mesmo é esperado para esta terça (14) e quarta-feira (15), mas com chances também no sul do Ceará.
Além do afastamento da ZCIT, que encontrava-se próximo à costa norte do Nordeste, mas acabou afastando. Além disto, os meteorologistas da Funceme indicam que a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está sobre o noroeste da Bahia, acaba desfavorecendo precipitações no Ceará.
Dados
O fim de semana foi de chuvas mais reduzidas em relação ao que observamos entre quarta e sexta-feira da última semana, por exemplo. O cenário de precipitações mais escassas entre sábado e domingo já havia sido indicado pela Funceme.
No intervalo de 24 horas entre as 7h deste domingo (13) e as 7h de hoje, balanço parcial indica registros em, pelo menos, 13 municípios. Sendo os maiores acumulados em Campos Sales (29 mm), Barroquinha (25 mm), Guaiúba (22 mm) e Russas (14,8 mm).
Chegando ao fim da primeira quinzena do mês de janeiro, último período da Pré-Estação, o Ceará encontra-se com chuvas quase próximo à média. Atualmente, a Funceme aponta observado de 83,7 mm, ainda 15,2% do esperado para o mês como um todo.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.