O banqueiro Daniel Vorcaro se negou a informar a senha de seu celular durante depoimento prestado à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) no dia 30 de dezembro do ano passado. O aparelho foi apreendido durante a Operação Compliance Zero, que investiga fraudes no Banco Master. Vorcaro foi ouvido pela delegada Janaina Palazzo nas dependências do Supremo Tribunal Federal (STF) após determinação do ministro Dias Toffoli, relator do caso. Durante o depoimento, a delegada pediu autorização para acessar o celular do banqueiro. Após a solicitação, Vorcaro e seu advogado afirmaram que queriam preservar “relações pessoas e privadas". Ao negar passar a senha do aparelho, Vorcaro disse que quer restabelecer a verdade e negou que o Master tenha realizado fraudes em carteiras de investimentos. “O que eu mais quero é restabelecer a verdade. Essa fraude que foi colocada, ela não existiu, e não era para ter liquidado o banco. Não era para eu estar passando por isso”...
A segunda quinzena do mês de janeiro chega com cenário mais favorável para tempo firme em praticamente todo o Ceará. Neste momento, conforme análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há pouca nebulosidade sobre o Estado e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se mais afastada.
Diante do atual cenário, a previsão é de predomínio de nebulosidade variável com possibilidade de chuva passageira e com intensidade fraca na faixa litorânea, Maciço de Baturité e também na Ibiapaba nesta segunda (13). O mesmo é esperado para esta terça (14) e quarta-feira (15), mas com chances também no sul do Ceará.
Além do afastamento da ZCIT, que encontrava-se próximo à costa norte do Nordeste, mas acabou afastando. Além disto, os meteorologistas da Funceme indicam que a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está sobre o noroeste da Bahia, acaba desfavorecendo precipitações no Ceará.
Dados
O fim de semana foi de chuvas mais reduzidas em relação ao que observamos entre quarta e sexta-feira da última semana, por exemplo. O cenário de precipitações mais escassas entre sábado e domingo já havia sido indicado pela Funceme.
No intervalo de 24 horas entre as 7h deste domingo (13) e as 7h de hoje, balanço parcial indica registros em, pelo menos, 13 municípios. Sendo os maiores acumulados em Campos Sales (29 mm), Barroquinha (25 mm), Guaiúba (22 mm) e Russas (14,8 mm).
Chegando ao fim da primeira quinzena do mês de janeiro, último período da Pré-Estação, o Ceará encontra-se com chuvas quase próximo à média. Atualmente, a Funceme aponta observado de 83,7 mm, ainda 15,2% do esperado para o mês como um todo.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.