Pular para o conteúdo principal

Alerta: lixo e esgoto ameaçam banho de mar


14 DE FEVEREIRO DE 2020 - 11:29 # # # #


Banhistas tomam sol na Praia do FuturoA condição de banho nas praias de Fortaleza segue ameaçada pelo lixo e pelo esgoto destinados indevidamente na rua. Foi o que explicou o gerente de Análise e Monitoramento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Gustavo Gurgel, nesta sexta-feira (14), ao divulgar o boletim semanal de balneabilidade.
 
De acordo com o monitoramento, 12 das 28 praias analisadas estão próprias para banho. A situação mais favorável é a da zona leste, com oito dos onze trechos aprovadas. Esta zona inclui as barracas mais frequentadas da Praia do Futuro. Mas o banhista deve rejeitar o banho nos extremos desta zona, localizados no Farol e no Caça e Pesca.
 
Na zona centro, há duas praias próprias, entre o espigão da rua João Cordeiro e o estaleiro. Esta faixa se estende do Mucuripe ao Poço da Draga e inclui também as praias do Mucuripe e do Meireles. Na zona oeste, que vai do Centro à Barra do Ceará, outras duas praias estão próprias. O boletim completo pode ser consultado aqui.

Alerta

Gustavo Gurgel alerta para o risco que resíduos sólidos e efluentes líquidos mal destinados representa para a balneabilidade das praias. “O esgoto não ligado à rede coletora e o lixo jogado nas ruas vão para a boca de lobo, neste período de chuva frequente e intensa, e logo chegam às praias pelo sistema de galerias pluviais”, explicou o gerente.
 
O exame da Semace não identifica o local de onde parte o contaminante. “Grandes empresas como o porto ou o estaleiro, como os restaurantes ou hotéis, já são monitorados regularmente, como condição para o licenciamento”, afirmou Gurgel. “Quem joga lixo e esgoto na rua, na quarta-feira, encontra com ele na praia do domingo”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas