Pular para o conteúdo principal

Carnaval 2020: alimentação e energéticos naturais para curtir a folia com saúde



A grande festa do Rei Momo está chegando. Uma das celebrações de rua que mais arrastam multidões Brasil à fora promete muito mais do que quatro noites de diversão. Em algumas cidades, a festa se estende por quase uma semana. Haja energia para o folião aguentar tanta animação. Por isso, apostar em alimentação saudável nesse período de festa intenso pode representar não só a garantia de uma curtição com mais energia, mas também com mais saúde.

"Devido ao sol e à bebida alcoólica ficamos cada vez mais desidratados, o que leva à fadiga. Por isso é importante ter uma hidratação adequada durante esse período. Para saber a quantidade exata multiplique o seu peso por 0,035. É no mínimo a quantidade ideal de água a ser ingerida por dia para não ter fadiga", destaca o médico especialista em longevidade nutrologia, André Guanabara.

O profissional está à frente do recém inaugurado Instituto André Guanabara, voltado para medicina integrativa e longevidade, que oferece um protocolo inovador no mercado aplicado direto na veia do paciente, de forma rápida e simples. São combinações de vitaminas, antioxidantes, minerais e aminoácidos que ajudam na recuperação e bem estar os pacientes.

Além da hidratação, apostar em alimentação saudável no meio da folia também pode fazer a diferença. "Quanto mais tivermos alimentação saudável, melhor. A quantidade alta de carboidratos refinados e açúcar vai bagunçar a imunidade e, consequentemente o carnaval. Os principais alimentos indicados para esse período de agitação são aqueles mais saudáveis, como salada, omelete, suco detox e tapioca, por exemplo. Para se hidratar de forma correta o ideal é apostar nos alimentos ricos em vitamina C, como laranja, tangerina, limonada e kiwi, por exemplo. O abacate tem gordura boa e não vai te deixar fadigado, e ainda deixará menos compulsivo e com mais energia também é uma boa dica", ressalta Guanabara.

AGITAÇÃO
Quem aprecia curtir o Carnaval de forma intensa vai produzir agitação. Popularmente conhecido como ´hormônio do estresse´, o cortisol, que é produzido pelas glândulas suprarrenais, é liberado exatamente nesses momentos de agitação. Em funcionamento normal, serve para auxiliar o organismo a reduzir as inflamações, contribuir para o bom funcionamento do sistema imune e manter constantes os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial. Para isso, a alimentação regrada é fundamental.

"No momento da agitação o cortisol fica desequilibrado e se alimentação também estiver desequilibrada e rica em pão, macarrão e arroz, por exemplo, os hormônios da tireoide ficarão desequilibrados. É preciso ficar atento à noite de sono para melhorar a produção do cortisol ou compensar esse sono pela manhã, caso tenha tido uma noite agitada. Esses cuidados farão com que a pessoa tenha um carnaval saudável e fantástico", avalia André Guanabara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas