O Ministério da Saúde abriu nesta quarta-feira (17) uma consulta pública para discutir a incorporação da vacina contra o herpes zóster no Programa Nacional de Imunização (PNI). A proposta contempla idosos com 80 anos ou mais, e indivíduos imunocomprometidos a partir de 18 anos . A Consulta Pública nº 78 ficará disponível até 6 de outubro na plataforma Participa + Brasil . Até o momento, já foram registradas 75 contribuições. Qualquer pessoa pode enviar opiniões e sugestões sobre o tema. Para participar, é necessário preencher o formulário eletrônico . Os interessados podem enviar até dois arquivos com sugestões ou documentos de apoio. O envio de dados pessoais, informações sensíveis ou materiais de terceiros sem autorização não é permitido. As contribuições serão analisadas pela comissão técnica, que decidirá sobre a incorporação da vacina. Os relatórios técnicos que embasam a recomendação preliminar da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec),...
A grande festa do Rei Momo está chegando. Uma das celebrações de rua que mais arrastam multidões Brasil à fora promete muito mais do que quatro noites de diversão. Em algumas cidades, a festa se estende por quase uma semana. Haja energia para o folião aguentar tanta animação. Por isso, apostar em alimentação saudável nesse período de festa intenso pode representar não só a garantia de uma curtição com mais energia, mas também com mais saúde.
"Devido ao sol e à bebida alcoólica ficamos cada vez mais desidratados, o que leva à fadiga. Por isso é importante ter uma hidratação adequada durante esse período. Para saber a quantidade exata multiplique o seu peso por 0,035. É no mínimo a quantidade ideal de água a ser ingerida por dia para não ter fadiga", destaca o médico especialista em longevidade nutrologia, André Guanabara.
O profissional está à frente do recém inaugurado Instituto André Guanabara, voltado para medicina integrativa e longevidade, que oferece um protocolo inovador no mercado aplicado direto na veia do paciente, de forma rápida e simples. São combinações de vitaminas, antioxidantes, minerais e aminoácidos que ajudam na recuperação e bem estar os pacientes.
Além da hidratação, apostar em alimentação saudável no meio da folia também pode fazer a diferença. "Quanto mais tivermos alimentação saudável, melhor. A quantidade alta de carboidratos refinados e açúcar vai bagunçar a imunidade e, consequentemente o carnaval. Os principais alimentos indicados para esse período de agitação são aqueles mais saudáveis, como salada, omelete, suco detox e tapioca, por exemplo. Para se hidratar de forma correta o ideal é apostar nos alimentos ricos em vitamina C, como laranja, tangerina, limonada e kiwi, por exemplo. O abacate tem gordura boa e não vai te deixar fadigado, e ainda deixará menos compulsivo e com mais energia também é uma boa dica", ressalta Guanabara.
AGITAÇÃO
Quem aprecia curtir o Carnaval de forma intensa vai produzir agitação. Popularmente conhecido como ´hormônio do estresse´, o cortisol, que é produzido pelas glândulas suprarrenais, é liberado exatamente nesses momentos de agitação. Em funcionamento normal, serve para auxiliar o organismo a reduzir as inflamações, contribuir para o bom funcionamento do sistema imune e manter constantes os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial. Para isso, a alimentação regrada é fundamental.
"No momento da agitação o cortisol fica desequilibrado e se alimentação também estiver desequilibrada e rica em pão, macarrão e arroz, por exemplo, os hormônios da tireoide ficarão desequilibrados. É preciso ficar atento à noite de sono para melhorar a produção do cortisol ou compensar esse sono pela manhã, caso tenha tido uma noite agitada. Esses cuidados farão com que a pessoa tenha um carnaval saudável e fantástico", avalia André Guanabara.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.