Pular para o conteúdo principal

Exposição Do couro ao metal: a diversidade do fazer artístico estreia nesta quinta-feira (10) no Romã Café Design



Mostra reúne peças do artista plástico Flávio Teles produzidas nos últimos 10 anos 

Será aberta nesta quinta-feira (10), às 19h, a exposição Do couro ao metal: a diversidade do fazer artístico, do artista plástico Flávio Teles. Com curadoria de Silvana Figueiredo, a mostra fica em cartaz até dezembro no Romã Café Design (Rua Oswaldo Cruz, 1346, Meireles).

Quadros, colares, medalhões, tabuleiros, bolsas, sandálias, criado-mudo e esculturas revelam a técnica de ornamentação do repuxado migrando do couro para o metal. As peças expostas, disponíveis para venda, representam um apanhado da experiência de Flávio Teles nos seus últimos 10 anos de prática do fazer artístico. 

Na arte e ofício de Flávio Teles encontramos a autêntica experiência do fazer que se revela fabricação de mundo. Em suas peças, que exploram as técnicas da artesania dos couros e metais, uma necessidade de construção de formas e ideias toma a frente da invenção do artista. Seu saber-fazer é pressão sobre a realidade presente, aumentando o mundo possível. 

Trafegando entre o tempo, a forma e o espaço, Flávio Teles apresenta a diversidade de seu fazer artístico reinventado através de uma relação pendular que vai da memória à imaginação, encantando pela beleza e história contidas em cada obra. 

SOBRE O ARTISTA - Natural de Tianguá, Flávio Teles é escultor e mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Participou como pesquisador e colaborador do Núcleo de Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea do Estado do Ceará (MAC). Integra o programa Mestres de Ofício, do Bacharelado em Belas Artes da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Participou da Mostra 8 de Maio (UNIFOR, 2010); Exposição Mestres e Aprendizes (UNIFOR, 2011); XVI UNIFORPLÁSTICA (2011) e exposição Convivência (Galeria Vicente Leite, 2014). Atualmente dedica-se, em seu atelier, à pesquisa com couro e metal, ministrando cursos, produzindo obras e recebendo encomendas de peças decorativas e utilitárias com esses materiais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…