A ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, anunciou nesta segunda-feira (17) a assinatura de dez novas portarias declaratórias de demarcação de terras indígenas pelo Ministério da Justiça nos próximos dias. Os documentos envolvem os seguintes territórios: 1. TI Vista Alegre (AM - Mura) 2. TI Tupinambá de Olivença (BA - Tupinambá) 3. TI Comexatibá (BA - Pataxó) 4. TI Ypoí Triunfo (MS - Guarani) 5. TI Sawré Ba’pim (PA - Munduruku) 6. TI Pankará da Serra do Arapuá (PE - Pankara) 7. TI Sambaqui (PR - Guarani) 8. TI Ka'aguy Hovy (SP - Guarani) 9. TI Pakurity (SP - Guarani) 10. TI Ka'aguy Mirim (SP - Guarani) “Como parte do nosso compromisso, o Brasil anuncia a regularização e proteção de 63 milhões de hectares de terras indígenas e quilombolas até 2030”, declarou a ministra durante anúncio de iniciativa global dedicada a garantir os direitos territoriais de povos indígenas, afrodescendentes e comunidades tradicionais, com a met...
Exposição Do couro ao metal: a diversidade do fazer artístico estreia nesta quinta-feira (10) no Romã Café Design
Mostra reúne peças do artista plástico Flávio Teles produzidas nos últimos 10 anos
Será aberta nesta quinta-feira (10), às 19h, a exposição Do couro ao metal: a diversidade do fazer artístico, do artista plástico Flávio Teles. Com curadoria de Silvana Figueiredo, a mostra fica em cartaz até dezembro no Romã Café Design (Rua Oswaldo Cruz, 1346, Meireles).
Quadros, colares, medalhões, tabuleiros, bolsas, sandálias, criado-mudo e esculturas revelam a técnica de ornamentação do repuxado migrando do couro para o metal. As peças expostas, disponíveis para venda, representam um apanhado da experiência de Flávio Teles nos seus últimos 10 anos de prática do fazer artístico.
Na arte e ofício de Flávio Teles encontramos a autêntica experiência do fazer que se revela fabricação de mundo. Em suas peças, que exploram as técnicas da artesania dos couros e metais, uma necessidade de construção de formas e ideias toma a frente da invenção do artista. Seu saber-fazer é pressão sobre a realidade presente, aumentando o mundo possível.
Trafegando entre o tempo, a forma e o espaço, Flávio Teles apresenta a diversidade de seu fazer artístico reinventado através de uma relação pendular que vai da memória à imaginação, encantando pela beleza e história contidas em cada obra.
SOBRE O ARTISTA - Natural de Tianguá, Flávio Teles é escultor e mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Participou como pesquisador e colaborador do Núcleo de Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea do Estado do Ceará (MAC). Integra o programa Mestres de Ofício, do Bacharelado em Belas Artes da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Participou da Mostra 8 de Maio (UNIFOR, 2010); Exposição Mestres e Aprendizes (UNIFOR, 2011); XVI UNIFORPLÁSTICA (2011) e exposição Convivência (Galeria Vicente Leite, 2014). Atualmente dedica-se, em seu atelier, à pesquisa com couro e metal, ministrando cursos, produzindo obras e recebendo encomendas de peças decorativas e utilitárias com esses materiais
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.