*Epidermólise Bolhosa: a importância do acompanhamento especializado* Uma data merece atenção neste 25 de outubro: *Dia Mundial de Conscientização sobre a Epidermólise Bolhosa (EB)*. Trata-se de uma doença genética e hereditária rara, caracterizada por uma fragilidade extrema da pele e das mucosas, que leva à formação de bolhas e feridas diante de pequenos traumas ou atritos e até mesmo de forma espontânea. Essa condição ocorre devido a mutações em genes responsáveis pela produção de proteínas que garantem a adesão entre as camadas da pele — epiderme e derme. Dependendo do nível em que ocorre a separação cutânea, a EB é classificada em quatro tipos principais: simples, juncional, distrófica e Kindler, cada um com gravidade e manifestações clínicas distintas. As pessoas que convivem com a epidermólise bolhosa enfrentam desafios contínuos relacionados à dor, risco de infecção, limitações funcionais e impacto emocional, exigindo cuidados minuciosos e individualizados. Nesse co...

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade (CF) como caminho de conversão pessoal, comunitária e social. Esse o tema é : “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).
A abertura nacional da CF 2020 será na Quarta-Feira de Cinzas, dia 26 de fevereiro, na CNBB, pois é o início da quaresma, tempo de preparação para a Páscoa do Senhor. Nesse dia, às 18h30min, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, presidirá na Catedral Metropolitana a celebração da Santa Missa de Cinzas, durante a qual fará a abertura oficial da Campanha na Arquidiocese.
Na quinta-feira, dia 27, às 9 horas, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, o Arcebispo de Fortaleza fará o lançamento da Campanha com a presença das autoridades eclesiais, agentes de pastoral e os meios de comunicação. No final, Dom José Antonio atenderá a imprensa local.
A mesa, nesse dia, será composta por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, por Irmã Geralda de Fátima Miranda, Coordenadora da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB – Regional Ceará) e por Patrícia Amorim, Secretária Regional da Caritas Brasileira-Regional Ceará.
Convidamos também todas as pastorais, organismos, movimentos, serviços eclesiais, congregações religiosas e outras instituições da sociedade civil que trabalham na promoção humana.
O Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, está localizado na Rua Rodrigues Júnior, 300 – Centro.
Informações com Marta Andrade, Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza, através dos telefones: (85) 3388.8703 e (85) 99932.5491.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.