Com o intuito de coibir ações criminosas, especialmente Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), bem como desarticular grupos criminosos, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), deflagrou na manhã deste sábado (29), uma operação integrada no município de de Maranguape, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do estado. Os trabalhos policiais contam com a participação de profissionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense (Pefoce), das Coordenadorias Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), de Inteligência (Coin/SSPDS), da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), além de profissionais do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran). As equipes p...
Centro de Integração Empresa-Escola aposta na capacitação e rejuvenescimento da mão de obra no setor
Lançado pelo Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE em 2019, o arco de aprendizagem no Agronegócio comemora uma marca importante: já são mil os jovens inseridos no programa, que visa renovar a mão de obra no campo e atender a crescente demanda do setor agrícola. O objetivo é, até o final de 2020, a abertura de mais de três mil oportunidades para os jovens nessa área.
“O agronegócio abraçou a aprendizagem, e o programa, em menos de um ano, já é uma realidade no setor”, afirma Mateus Rubiano, Supervisor de Agronegócio do CIEE. Segundo Rubiano, a tendência é que a presença do jovem na área seja cada vez maior, uma vez que a continuidade e aproveitamento do capacitado nas áreas de produção de uma agroindústria é maior do que em outros setores, como o administrativo, por exemplo. Outro ponto a ser destacado nesses mil aprendizes é a força feminina de trabalho. “Temos empresas parceiras que estão muito satisfeitas com a atuação e interesse das meninas no campo, e isso quebra um paradigma”, comenta, sobre os 35% dos contratos correspondentes a aprendizes do sexo feminino.
O Brasil tem uma relação estreita com esse que é um dos principais propulsores da economia. No final de 2019, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou, para cima, o incremento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário. A previsão anterior, de crescimento de 0,5% em 2019, foi revisada para 1,4%. No caso de 2020, a projeção é um crescimento de 3,2% a 3,7%. Ou seja, uma área em franca expansão, que demanda cada vez mais mão de obra qualificada para atuação no campo.
Sobre o Aprendiz Agronegócio
Os programas do CIEE voltados para o setor do agronegócio são três: Arco do Agronegócio, Mecanização Agrícola e Indústria da Carne. Com atividades práticas que vão ao encontro dos anseios das principais cadeias produtivas, os jovens aprendizes são envolvidos em todas as etapas do processo com a devida supervisão dos gestores diretos, estando aptos a realizarem as funções de forma plena ao final da capacitação. Destaque para a tecnologia presente no ramo, a chamada Agricultura 4.0, e a importância de se ter jovens em atuação - uma geração que, além de oxigenar a força de trabalho, adere facilmente a inovações.
CIEE 55 anos - Transformando vidas, construindo futuros
Desde sua fundação, há mais de 55 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de mais de 200 mil estudantes e a aprendizagem de mais de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.