Pular para o conteúdo principal

Economia - Porto de Fortaleza deve fechar o mês de março com 284,2 mil toneladas de cargas movimentadas por meio de 25 navios



Uma das principais portas de entrada e saída de riquezas de um país, os portos brasileiros continuam em plena atividade e reforçam a sua importância no escoamento da produção, garantindo a manutenção da economia. Localizado na área urbana da capital cearense e respondendo por toda a importação de trigo e combustível no estado, o Porto de Fortaleza deve movimentar neste mês de março cerca de 284,2 mil toneladas entre granéis sólidos (cereais e não cereais), granéis líquidos e cargas cargas gerais, além de 2.138 contêineres cheios e vazios. Tudo isso por meio de 25 navios que foram programados somente para o mês de março.

Para que este importante modal continue sua operação de forma segura, a diretoria da Companhia Docas do Ceará vem adotando as medidas necessárias e recomendadas pelo Ministério da Infraestrutura, Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No caso da operação, não está sendo permitido o desembarque e nem embarque dos tripulantes dos navios, ficando a atividade em terra pelos amarradores, no máximo de 12 profissionais por atracação ou desatracação e por escala de trabalho. Já na área administrativa, em caráter provisório, foi adotado o trabalho remoto para algumas funções; quarentena para os grupos de risco (acima de 60 anos); e mudança na carga horária, que desde a última terça-feira (24/03) passou a ser de 7 às 13 horas.

Outra medida importante é que, temporariamente, o Protocolo de Documentos da Companhia Docas do Ceará poderá ser feito por meio do e-mail gabprecdc@gmail.com, de maneira a não prejudicar quem precise desse serviço enquanto prevalecer o decreto de isolamento social. A comunicação também tem se intensficado, seja por meio de cartazes e banners em áreas estratégicas de toda a companhia, comunicados via WhatsApp e e-mail, e atualização de notícias (clipping) sobre a Covid-19 (coronavírus). A CDC também se antecipou à pandemia e, no início de fevereiro, promoveu uma palestra com autoridades da saúde para passar informações de prevenção aos colaboradores.

O objetivo com todas essas medidas é que, além de proteger os seus colaboradores, clientes e parceiros, o Porto de Fortaleza siga com a sua plena operação. Cabe também ressaltar que é por meio dos navios, que possuem grande capacidade de volume, diferente de outros modais, que os portos podem ser considerados indutores do crescimento econômico. Por fim, o Ministério Público do Trabalho considerou que as ativiaddes dos portos brasileiros não podem sofrer descontinuidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas