Pular para o conteúdo principal

*Higienização excessiva das mãos pode causar problemas de pele*


_Especialista dá dicas e alerta para o uso em casa e a produção caseira de produtos_

Em meio ao surto do novo coronavírus, a higiene das mãos tornou-se uma das maiores preocupações da população. Isso porque a região é suscetível para a disseminação do vírus, já que estamos sempre manuseando objetos e em contato com o rosto.

Segundo a médica dermatologista, Hercília Queiroz, o uso de água e sabão na higiene das mãos pode sim acarretar problemas na pele como coceira, vermelhidão e descamação. "Esse dano da barreira cutânea pode ser através de fissuras ou rachaduras, causando uma solução de continuidade e como consequência risco de infecção bacteriana da pele." , afirma a especialista que sugere manter a higiene associada ao uso de hidratantes adequados nas mãos.

Para realizar a higienização de uma forma correta e segura, alguns passos devem ser respeitados. O processo deve durar em média de 20 a 30 segundos e deve ser feito de forma cautelosa e atenta. É importante higienizar os dedos, esfregar as palmas e o dorso das mãos e fazer movimentos circulares nos polegares e nos punhos.

Além do sabão, outro produto vem sendo bastante utilizado. O álcool em gel. Para a dermatologista as opções caseiras estão descartadas, podendo causar risco de acidentes em domicílio, além de que se a porcentagem de álcool na fórmula não estiver adequada, pode ocasionar queimaduras severas na pele e mucosas. “Com os devidos cuidados, a atenção máxima a lavagem e higiene das mãos deve permanecer, a fim de evitar o aumento de casos e disseminação da CODIV-19.”, completa a especialista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas