Pular para o conteúdo principal

Muita chuva! Quatro municípios do Ceará registram acumulados históricos em 24 horas

Quatro municípios do Ceará registraram, no intervalo entre as 7h deste domingo (15) e as 7h desta segunda-feira (16), seus maiores acumulados históricos, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foram eles: Lavras da Mangabeira, Tarrafas, Parambu e Várzea Alegre.
No posto pluviométrico de Amaniutuba, em Lavras, foram registrados 205 milímetros. Além de ser o maior acumulado do Ceará no intervalo de 24 horas, foi também o mais expressivo da série histórica do município. Até então, a maior precipitação havia sido entre os dias 30 e 31 de março do ano passado, com 181 mm.
Já em Tarrafas, localizado na macrorregião do Sertão Central e Inhamuns, a chuva foi de 170 milímetros. De acordo com a Funceme, este acumulado ultrapassou o recorde de 154 mm, registrado entre os dias 14 e 15 de janeiro de 2005.
No posto Novo Assis, em Parambu, o acumulado entre sábado e domingo foi de 165 mm, superou os 149,9 mm registrado em 9 de abril de 1985, ou seja, há cerca de 35 anos.
Por fim, Várzea Alegre, município do Cariri, acumulou um total de 158 mm. Até esta segunda-feira (16), o maior acumulado havia sido entre 13 e 14 de outubro de 1976. Naquela ocasião, a chuva registrada foi de 152,2 mm.
Balanço
No balanço parcial, a Funceme informa registros em, pelo menos, 140 municípios entre as manhãs de ontem e de hoje. Tais chuvas recentes seguem sendo causadas por áreas de instabilidades associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Ceará.
Previsão
Até, pelo menos, esta terça-feira (18), o estado deve seguir com tendência de nebulosidade variável e eventos de chuva em todas as macrorregiões. Já na quarta (19), reduz-se as condições quanto à área de abrangência, já que maior parte do Ceará deverá ficar sob condições de precipitações isoladas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas