A edição 2025 das Paralimpíadas Escolares registrou recorde de inscritos, o total de 2.056 atletas. O maior evento do mundo para crianças com deficiência em idade escolar será disputado a partir da próxima segunda-feira (17) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. “Na primeira fase do evento, de 17 a 21 de novembro, os atletas competirão no atletismo, no tênis em cadeira de rodas, no halterofilismo, no futebol de cegos, no basquete em cadeira de rodas 3×3, no goalball, no taekwondo e no rúgbi em cadeira de rodas. Já na semana seguinte, de 26 a 28 de novembro, será a vez de os atletas entrarem em ação na natação, no vôlei sentado, no futebol PC [paralisados cerebrais], no judô, no badminton, no tênis de mesa e na bocha”, informou o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em comunicado. Os 2.056 atletas que participarão das Paralimpíadas Escolares são oriundos das 27 unidades federativas do país e têm idades entre 10 e 18 anos. O estado com maior número de representantes é ...
_Prefeito Roberto Cláudio entrega NDI do posto Dr. Licínio Nunes de Miranda_
A Prefeitura de Fortaleza expande o atendimento às crianças do bairro Quintino Cunha com a entrega do 14° Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) Aleuda Maria Damasceno Cavalcante, nesta quinta-feira, às 9 horas. Esse é o segundo equipamento deste tipo, disponível para os moradores da Regional III.
O projeto compõe as estratégias de fortalecimento das políticas públicas direcionadas para a Primeira Infância, possibilitando que as crianças e seus familiares recebam acompanhamento e assistência por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das equipes multidisciplinares formadas por profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).
O Núcleo avalia o crescimento e desenvolvimento das crianças, detectando, de forma precoce, possíveis déficits no desenvolvimento neuropsicomotor. Dessa forma, a equipe, formada por três fisioterapeutas, um psicólogo, um nutricionista, um educador físico e um assistente social, produz um plano de trabalho com o objetivo de prevenir atrasos e potencializar as atividades cognitivas, funcionais, posturais, e de integração das crianças em grupos: familiar, social e escolar.
Atualmente, estão em funcionamento 13 NDIs nos postos: Carlos Ribeiro (Jacarecanga), Lineu Jucá (Barra do Ceará), Irmã Hercília (São João do Tauape), Flávio Marcílio (Mucuripe), Sandra Nogueira (Vicente Pinzón), Anastácio Magalhães (Rodolfo Teófilo), Roberto Bruno (Fátima), Gothardo Peixoto (Damas), Dom Aloísio Lorscheider (Itaperi), Regina Severino (Canidezinho), Maria de Lourdes Jereissati (Tancredo Neves), Luis Franklin (Messejana) e Dr. Antônio Ciríaco de Holanda (Parangaba).
Homenageada – Aleuda Maria Damasceno Cavalcante foi servidora pública do Estado, tendo, em 1980 ingressado na Escola São José, na comunidade do Pirambu, depois lecionou no Serviço Social da Indústria (SESI) e na Escola Estadual Maria Menezes de Serpa, no bairro Vila Velha. Sempre próxima dos moradores, levava o conhecimento de conteúdos educacionais e preparava as crianças e adolescentes para a vida. Aleuda faleceu em 20 de junho de 2018, deixando seu legado educacional junto às comunidades em que trabalhou e também seu exemplo de vida aos seus cinco filhos e oito netos.
Serviço
Inauguração do 14° Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI)
Data: 12 de março 2020
Hora: 9 horas
Local: Posto de Saúde Dr. Licínio Nunes de Miranda (Rua 06, s/n – Quintino Cunha)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.