A forma como o ser humano ocupou a Amazônia nos últimos 40 anos acelerou a ameaça sobre a capacidade de a maior floresta tropical do mundo contribuir com o equilíbrio do planeta. Uma análise dos dados da série histórica do Mapbiomas sobre o uso do solo, divulgada nesta segunda-feira (15), revela que entre os anos de 1985 e 2024, o bioma perdeu 52 milhões de hectares de área de vegetação nativa. A área que foi convertida para uso humano no período representa 13% do território ocupado pelo bioma e é equivalente ao tamanho de alguns países, como a França, por exemplo . Somada ao que já havia sido afetado anteriormente, a Amazônia, em 2024, já havia perdido 18,7% da vegetação nativa, dos quais 15,3% foram ocupados por atividades humanas. “A Amazônia brasileira está se aproximando da faixa de 20% a 25% prevista pela ciência como o possível ponto de não retorno do bioma, a partir do qual a floresta não consegue mais se sustentar”, alerta o pesquisador do MapBiomas, Bruno Ferreira. De a...
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) está produzindo, em suas unidades da Parangaba, em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro, produtos para auxiliar na prevenção e tratamento de pessoas infectadas com o novo coronavírus. A instituição, em parceria e alinhada com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), está confeccionando máscara protetora facial e máscara de tnt. Todas as peças produzidas serão doadas ao Governo do Estado do Ceará.
A produção está dividida entre as unidades do SENAI localizadas nos três municípios, coordenada pelo diretor regional do SENAI, Paulo André Holanda. “O SENAI está focado em proteger e salvar vidas. Estamos trabalhando incansavelmente nisso. Nossa produção está pronta para trabalhar em larga escala. Temos condições de produzir 3 mil peças por dia da máscara facial e vamos confeccionar, inicialmente, 9 mil máscaras de tnt”, explica.
São dois tipos de máscaras. Uma delas é de poliamida e direcionadas para os profissionais de saúde, como equipamento de proteção individual. O objetivo é atender todo o estado. A produção desta peça inicia nesta quarta-feira (25/3). O primeiro lote será entregue no dia 2/4. A outra é a máscara mais comumente encontrada em farmácias, feita de tnt, que começa a ser produzida na segunda-feira (30/3). As peças em componentes de plástico (máscara de proteção facial) são feitas em impressoras 3d e por injeção.
Além disso, o SENAI Ceará está disponibilizando à SESA um galpão no SENAI Maracanaú e um ambiente na unidade do SENAI em Fortaleza, além de equipe especializada, para conserto e manutenção de ventiladores mecânicos.
Protótipos
O SENAI Ceará também está desenvolvendo protótipos de duas peças utilizadas em máquinas de respiração mecânica: divisor de fluxo de ar e válvula. O divisor de fluxo de ar serve para que uma máquina de respiração mecânica possa servir para dois pacientes, ou seja, uma máquina que era individual, a partir da instalação dessa peça, servirá para duas pessoas. A válvula para máquina de respiração mecânica é um outro componente que será utilizada no equipamento, proporcionando melhorias ao seu funcionamento.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.