Uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) revelou que o esgoto lançado no mar de Fortaleza pode retornar à população por uma via pouco perceptível: o ar. O estudo identificou bactérias de origem intestinal humana tanto na superfície do oceano quanto em bioaerossóis, partículas microscópicas lançadas na atmosfera pelo rompimento de bolhas e pela ação das ondas na costa. A descoberta amplia a compreensão dos impactos da poluição por esgoto em áreas urbanas litorâneas. Os pesquisadores coletaram amostras em pontos próximos à foz do Riacho Maceió, no Mucuripe, durante as estações seca e chuvosa, que mostraram a presença recorrente de enterobactérias, presentes no intestino humano e associadas à contaminação por material fecal. Mais de 70% dos microrganismos foram identificados tanto na água quanto nos aerossóis marinhos, indicando uma conexão entre a contaminação das águas costeiras e a qualidade do ar na orla. Ao todo, foram identificados 29 grupos bacterianos, incluind...
O fim de semana chega com cenário favorável para chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, porém com tendência de maiores acumulados entre sexta-feira (17) e o sábado (18), de acordo com análise das condições de tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Ao longo do dia de hoje, maiores acumulados deverão se concentrar nas porções norte e oeste do estado, com variados níveis de intensidade. Este cenário se dá, além da atuação de áreas de instabilidade associadas à presença de Ondas de Leste, mas também pela proximidade de um eixo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do continente.
Já para o sábado e o domingo (19), o centro-sul do Ceará deverá apresentar precipitações mais significativas, principalmente no período da madrugada e manhã. A tendência apresentada pela Funceme é de predomínio de nebulosidade variável nos próximos dois dias. Amanhã, a expectativa é de eventos de chuva na maior parte do território e registros isolados nos litorais de Fortaleza e Pecém, Maciço de Baturité e Jaguaribana.
“Áreas de instabilidade deslocando de leste a oeste, desde o oceano Atlântico, poderão trazer chuvas para o centro-sul”, comenta a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.
As áreas passíveis de precipitações deverão reduzir no domingo, quando todas as macrorregiões deverão ter condições de chuvas isoladas.
Ao longo do dia de hoje, maiores acumulados deverão se concentrar nas porções norte e oeste do estado, com variados níveis de intensidade. Este cenário se dá, além da atuação de áreas de instabilidade associadas à presença de Ondas de Leste, mas também pela proximidade de um eixo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do continente.
Já para o sábado e o domingo (19), o centro-sul do Ceará deverá apresentar precipitações mais significativas, principalmente no período da madrugada e manhã. A tendência apresentada pela Funceme é de predomínio de nebulosidade variável nos próximos dois dias. Amanhã, a expectativa é de eventos de chuva na maior parte do território e registros isolados nos litorais de Fortaleza e Pecém, Maciço de Baturité e Jaguaribana.
“Áreas de instabilidade deslocando de leste a oeste, desde o oceano Atlântico, poderão trazer chuvas para o centro-sul”, comenta a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.
As áreas passíveis de precipitações deverão reduzir no domingo, quando todas as macrorregiões deverão ter condições de chuvas isoladas.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.