Colabora Inova - Open Data Day Fortaleza discutirá Dados Abertos, Transparência e Pandemia



Transparência e controle social são pilares fundamentais em qualquer democracia. Em meio a pandemia por Covid-19 estes dois eixos tornam-se ainda mais necessários por inúmeras razões, uma delas é a desinformação que assola a sociedade, e o direito das pessoas de ter informação sobre as ações governamentais de enfrentamento à pandemia.
Focado nestes dois  eixos é que ocorrerá o Open Data Day Fortaleza, a ser realizado no sábado, dia 11, das 9h às 19 horas, por meio da plataforma Hangouts Meet. O link para a transmissão do evento será enviado para o e-mail dos inscritos, assim como os tutoriais dos programas a serem pré-instalados para as oficinas.  A atividade é apoiada pela rede internacional Open Knowledge Brasil (OKBR), tem como objetivo incentivar governos, empresas e a sociedade civil a usarem dados abertos em suas iniciativas. A edição local é organizada pela jornalista e embaixadora para inovação cívica da OKBR, Thays Lavor.  
Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas por meio deste link. Pela manhã serão ministradas palestras, e entre os nomes confirmados estão o da diretora executiva da OKBR, Fernanda Campagucci, e do desenvolvedor de software e fundador do Brasil.IO, Álvaro Justen. À tarde serão ministradas três oficinas, são elas: Mapeamento das populações vulneráveis ao coronavírus ( Narcélio de Sá - Labocart/UFC) , Construindo um painel das doenças respiratórias graves com dados do DataSUS (Fernando Barbalho - Cientista de Dados/Tesouro Nacional ) e  Explorando dados da Covid-19 no CE - Montar painéis e explorar APIs ( André Campos - Cientista da Computação/GreenMile) .  
 As atividades buscam a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento e envolvem servidores públicos, desenvolvedores, geográfos, estatísticos, cientistas sociais e jornalistas. Não existe pré-requisito para participação, apenas a vontade de aprender.  

SERVIÇO: 

Dia: 11 de abril, a partir das 9h00min

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça