O encerramento do Carnaval de Fortaleza 2026, nesta terça-feira (17/02), consolidou a capital cearense como um dos principais destinos carnavalescos do Brasil. Sob o tema Na Batida dos 300, a folia despediu-se dos sete palcos espalhados pela cidade com uma programação que atendeu a todos os gostos, unindo a inovação à preservação das raízes culturais, e atraindo cerca de 140 mil foliões. A tradicional Avenida Domingos Olímpio, consagrada como o templo dos desfiles de agremiações, viveu um encerramento memorável ao unir os cortejos de escolas de samba e afoxés à força da música nacional, recebendo o Bloco Luxo da Aldeia e o cantor Chico César, que levantaram o público na avenida. Mistura de ritmos no Aterrinho No Aterrinho da Praia de Iracema, a programação pulsou com a mistura vibrante de gêneros que marcou toda a edição. A noite de despedida teve início com as batidas do DJ Femo, seguidas pela apresentação energética do Bloco Mambembe e pelo forró sofrência de Yasmin Sensação. O...
Transparência e controle social são pilares fundamentais em qualquer democracia. Em meio a pandemia por Covid-19 estes dois eixos tornam-se ainda mais necessários por inúmeras razões, uma delas é a desinformação que assola a sociedade, e o direito das pessoas de ter informação sobre as ações governamentais de enfrentamento à pandemia.
Focado nestes dois eixos é que ocorrerá o Open Data Day Fortaleza, a ser realizado no sábado, dia 11, das 9h às 19 horas, por meio da plataforma Hangouts Meet. O link para a transmissão do evento será enviado para o e-mail dos inscritos, assim como os tutoriais dos programas a serem pré-instalados para as oficinas. A atividade é apoiada pela rede internacional Open Knowledge Brasil (OKBR), tem como objetivo incentivar governos, empresas e a sociedade civil a usarem dados abertos em suas iniciativas. A edição local é organizada pela jornalista e embaixadora para inovação cívica da OKBR, Thays Lavor.
Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas por meio deste link. Pela manhã serão ministradas palestras, e entre os nomes confirmados estão o da diretora executiva da OKBR, Fernanda Campagucci, e do desenvolvedor de software e fundador do Brasil.IO, Álvaro Justen. À tarde serão ministradas três oficinas, são elas: Mapeamento das populações vulneráveis ao coronavírus ( Narcélio de Sá - Labocart/UFC) , Construindo um painel das doenças respiratórias graves com dados do DataSUS (Fernando Barbalho - Cientista de Dados/Tesouro Nacional ) e Explorando dados da Covid-19 no CE - Montar painéis e explorar APIs ( André Campos - Cientista da Computação/GreenMile) .
As atividades buscam a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento e envolvem servidores públicos, desenvolvedores, geográfos, estatísticos, cientistas sociais e jornalistas. Não existe pré-requisito para participação, apenas a vontade de aprender.
SERVIÇO:
Dia: 11 de abril, a partir das 9h00min
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.