Colabora Inova - Startup usa inteligência artificial para atendimento virtual gratuito a pessoas com dúvidas sobre a COVID-19



A startup Help Health desenvolveu o Dr. Presente, que une inteligência artificial ao trabalho voluntário de profissionais da saúde para ajudar na triagem de pessoas com suspeita da doença

A pandemia COVID-19 colocou o Brasil e o mundo em alerta. Por seu alto potencial de transmissibilidade, a doença soma centenas de milhares de infectados e muitas mortes e a preocupação com a colapso do sistema de saúde devido a este grande número de pacientes que permeiam este cenário. 

Com o objetivo de contribuir para a diminuição da procura por unidades de Saúde, a Associação Presente, organização não governamental e sem fins lucrativos, que acolhe pacientes carentes em tratamento do câncer provenientes das cidades do Norte de Minas Gerais e Sul da Bahia, e a startup Help Health, especializada em inteligência artificial para soluções em Saúde, lançaram em parceria uma ferramenta que simula a triagem de pacientes por meio de um questionário eletrônico intuitivo, utilizando o WhatsApp (38) 3213-4296.

A ferramenta Dr. Presente http://drpresente.com/ inclui o contato com o usuário, que começa via Whatsapp, passa pelo preenchimento de um questionário que usa recursos de inteligência artificial para triar o usuário conforme as respostas para um atendimento via telemedicina, quando necessário, e a consulta virtual é realizada por um dos mais de 30 voluntários entre médicos, enfermeiros e psicólogos, sem custo algum.

“Dependendo da classificação de risco feita por inteligência artificial, ao final do preenchimento do questionário é aberta uma solicitação para teleconsulta com um de nossos voluntários para esclarecer dúvidas, avaliar riscos e orientar medidas necessárias para proteger a saúde da população”, explica a médica Priscila Bernardina Miranda, médica oncologista e presidente da Associação.

“Este é um serviço de utilidade pública que disponibiliza informações relevantes na contenção do novo coronavírus. Nosso objetivo é contribuir de alguma forma para evitar o colapso do sistema de Saúde, garantindo assim atendimento aos pacientes que mais precisam. Foi a forma que encontramos para nos mantermos fieis à nossa missão de prevenção e promoção da saúde”, resume a médica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça