Pular para o conteúdo principal

Colabora Inovação - Criarce/Secitece entregam mais de mil kits de EPI a profissionais de saúde

Mais de mil kits de equipamentos de proteção individual (EPI) foram entregues a hospitais e UPAs de Fortaleza, através do projeto “Inovação contra a Covid-19”, coordenado pelo Criarce, em a parceira com mais nove entidades. As chamadas “Faces Shields” são confeccionadas por 15 impressoras 3D, um plotter de recorte e uma cortadora laser, contando ainda com maquinário em operação de voluntários que trabalham home office. O objetivo é ajudar na segurança dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.
Já foram entregues até o momento, 1.080 suportes em 3D, 1.009 lâminas de acetato e 2.019 elásticos para sustentação. Os kits são compostos por um suporte, duas lâminas e quadro elásticos. A produção é entregue de forma 100% gratuita aos hospitais e profissionais da saúde que solicitam a demanda via formulário.
O projeto “Inovação contra a Covid-19” está sendo executado junto com parceiros como a Uece, Nutec, Idesco, Unifor, Citinova, Comunidade Maker, entre outras. Até o momento já foram entregues kits ao Hemoce, Hospital Geral de Fortaleza, Instituto do Câncer, Hospital São José, UPAs e Hospital Antônio Prudente, SOPA, Hospital Infantil, Hospital Dr. César Cals, Hospital Albert Sabin, Samu – CE, ISGH dentre outros hospitais e clínicas de odontologia.
“Grande parte dessa produção só foi possível graças aos parceiros, voluntários e comunidade civil que tem ajudado com a doação de materiais, insumos e mão-de-obra. Contudo, a demanda por tal equipamento está cada vez maior e esse número não é equivalente ao estoque de insumos. A falta desse material já é uma realidade e isso tem inviabilizado nossa atuação”, explica Thiago Barros, fazendo um apelo a toda a comunidade, empresas e instituições que se sensibilizam com o momento crítico pelo qual estamos enfrentando e se solidarizam com a iniciativa.
Os interessados em contribuir devem acessar o formulário de apoio técnico disponível no link da nossa Bio no Instagram (@criarce) ou falar via direct, lembrando sempre de deixar telefone para que possamos retornar o contato.

Criarce

O Criarce é um programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, com o objetivo é apoiar equipes e/ou empresas a desenvolverem soluções tecnológicas inovadoras rentáveis que possam chegar ao mercado consumidor. Conta com um laboratório de prototipação equipado com ferramentas que auxiliam em todos os aspectos o processo de desenvolvimento da tecnologia e um programa de apoio ao desenvolvimento de produtos que se concentram em uma Jornada de Prototipação/Produção.
No entanto, com a disseminação do novo coronavírus na capital cearense, as atividades foram suspensas, conforme determinações do Governo do Estado e as recomendações do Ministério da Saúde. “Aderimos então, a uma ação mais ampla de produção de Face Shields e adaptamos o modelo a nossa realidade e necessidade”, explica Thiago Barros.

Parceiros e Colaboradores

Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Ceará (Lais/Uece); Fundação Citinova; Instituto Atlântico e Instituto Desenvolvimento; Estratégia e Conhecimento (Idesco); Universidade de Fortaleza (Unifor); IVIA Inovação e Tecnologia; Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec); ICC BIOLABS, PADLAB, Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Grupo Araújo Brilhante (Famel, Florinha, Sejafavo); impressão3 3D Concept e Fortaleza Maker.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas