As provas discursivas da edição de 2025 do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que será aplicado neste domingo (7), estão sob custódia das forças de segurança e, em várias regiões do país, armazenadas em unidades da Polícia Rodoviária Federal. O material, que começou a ser distribuído nesta semana, integra uma operação nacional que mobiliza mais de 22 mil profissionais responsáveis pela segurança, vigilância, transporte e aplicação do exame. A logística é coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A operação tem apoio direto da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Força Nacional, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e das forças estaduais de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal. Dos 22 mil p...
Mais de mil kits de equipamentos de proteção individual (EPI) foram entregues a hospitais e UPAs de Fortaleza, através do projeto “Inovação contra a Covid-19”, coordenado pelo Criarce, em a parceira com mais nove entidades. As chamadas “Faces Shields” são confeccionadas por 15 impressoras 3D, um plotter de recorte e uma cortadora laser, contando ainda com maquinário em operação de voluntários que trabalham home office. O objetivo é ajudar na segurança dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.
Já foram entregues até o momento, 1.080 suportes em 3D, 1.009 lâminas de acetato e 2.019 elásticos para sustentação. Os kits são compostos por um suporte, duas lâminas e quadro elásticos. A produção é entregue de forma 100% gratuita aos hospitais e profissionais da saúde que solicitam a demanda via formulário.

O projeto “Inovação contra a Covid-19” está sendo executado junto com parceiros como a Uece, Nutec, Idesco, Unifor, Citinova, Comunidade Maker, entre outras. Até o momento já foram entregues kits ao Hemoce, Hospital Geral de Fortaleza, Instituto do Câncer, Hospital São José, UPAs e Hospital Antônio Prudente, SOPA, Hospital Infantil, Hospital Dr. César Cals, Hospital Albert Sabin, Samu – CE, ISGH dentre outros hospitais e clínicas de odontologia.
“Grande parte dessa produção só foi possível graças aos parceiros, voluntários e comunidade civil que tem ajudado com a doação de materiais, insumos e mão-de-obra. Contudo, a demanda por tal equipamento está cada vez maior e esse número não é equivalente ao estoque de insumos. A falta desse material já é uma realidade e isso tem inviabilizado nossa atuação”, explica Thiago Barros, fazendo um apelo a toda a comunidade, empresas e instituições que se sensibilizam com o momento crítico pelo qual estamos enfrentando e se solidarizam com a iniciativa.
Os interessados em contribuir devem acessar o formulário de apoio técnico disponível no link da nossa Bio no Instagram (@criarce) ou falar via direct, lembrando sempre de deixar telefone para que possamos retornar o contato.
Criarce
O Criarce é um programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, com o objetivo é apoiar equipes e/ou empresas a desenvolverem soluções tecnológicas inovadoras rentáveis que possam chegar ao mercado consumidor. Conta com um laboratório de prototipação equipado com ferramentas que auxiliam em todos os aspectos o processo de desenvolvimento da tecnologia e um programa de apoio ao desenvolvimento de produtos que se concentram em uma Jornada de Prototipação/Produção.
No entanto, com a disseminação do novo coronavírus na capital cearense, as atividades foram suspensas, conforme determinações do Governo do Estado e as recomendações do Ministério da Saúde. “Aderimos então, a uma ação mais ampla de produção de Face Shields e adaptamos o modelo a nossa realidade e necessidade”, explica Thiago Barros.
Parceiros e Colaboradores
Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Ceará (Lais/Uece); Fundação Citinova; Instituto Atlântico e Instituto Desenvolvimento; Estratégia e Conhecimento (Idesco); Universidade de Fortaleza (Unifor); IVIA Inovação e Tecnologia; Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec); ICC BIOLABS, PADLAB, Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Grupo Araújo Brilhante (Famel, Florinha, Sejafavo); impressão3 3D Concept e Fortaleza Maker.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.