A Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (BS/Uece) participará do encerramento do IV Festival Internacional de Música Instrumental do Ceará Mansueto Barbosa (FIMI), em concerto que será realizado no próximo dia 13 de novembro, às 19h, no Cineteatro São Luiz, com a solista convidada Karina Toledo (Brasil/França). A proposta do concerto une duas obras sinfônicas de grande riqueza narrativa e musical: a Bachianas Brasileiras No. 3. de Heitor Villa-Lobos, e a Suite Sinfônica Scheherazade, de Nicolai RimSky-Korsakov. Ambas exploram universos distintos, o Brasil profundo e a fantasia oriental, mas compartilham o poder de contar histórias por meio da música. Veja abaixo a programação: Sobre o Festival O IV FIMI tem como objetivo consolidar um espaço de formação em música que proporcione a alunos de diferentes níveis de formação musical e contextos sociais o acesso a conteúdos artísticos e educativos variados no âmbito da música instrumental, que são oferecidos gratuitamente, ...
Os Correios lançam, nesta quinta-feira (23), Dia Nacional do Choro, a "Emissão Postal Comemorativa 150 anos do Chorinho". O bloco postal comemorativo tem a forma de dois instrumentos muito característicos deste importante gênero musical brasileiro: o bandolim e o pandeiro - além de ter em sua composição a lua em um céu estrelado atrás dos Arcos da Lapa, berço da boemia carioca e onde o Chorinho fez sua morada.
A tarifa de cada selo é R$ 2,05, referente ao 1º Porte da Carta, totalizando R$ 12,30 o valor da folha. A emissão tem tiragem de 60 mil blocos. As peças já estão disponíveis nas principais agências de todo o país e, também, na loja virtual dos Correios. Mais informações sobre o selo também no Blog da Filatelia.
Roda de Choro Virtual - Ainda para marcar os 150 anos do Chorinho, uma corrente do bem está sendo formada: os Correios convidam a todos a participar de uma grande "Roda de Choro Virtual". A iniciativa objetiva homenagear grandes nomes que fazem parte dessa história, que ficou consagrada com Pixinguinha. Artistas como Hamilton de Holanda e seu irmão, Fernando Cesar, além de grandes escolas de música, tais como o Clube do Choro e a Casa do Choro, já fazem parte dessa roda.
Para participar da iniciativa é simples:
1.    Escolha sua música de Chorinho preferida;
2.    Grave um vídeo com a sua apresentação musical;
3.    Publique nas redes sociais. Você pode fazer isso de três formas:
Post: Publique seu vídeo gravado como post e marque as hashtags #filatelia, #correiosoficial,  #chorinho e #150anosdoChorinho;
Stories: No seu vídeo gravado marque @correiosoficial, para compartilharmos e criarmos a grande roda;
Live: Se possível, divulgue antes da live um post e marque as hashtags #filatelia, #correiosoficial, #chorinho e #150anosdoChorinho.
A Roda de Choro sempre foi essencial para a preservação e a renovação deste importante gênero da música popular brasileira. Neste ambiente de aprendizagem coletiva, os chorões criam seu repertório, compartilhando uma linguagem que é, ao mesmo tempo, musical e social. Embora na década de 60 e metade da década de 70 tenha ficado afastado dos meios de comunicação, o Choro teve a roda como importante espaço de interação entre músicos, fazendo com que surgisse uma nova geração que contribuiria substancialmente para essa linguagem musical.
Dentre os compositores pioneiros que ajudaram a dar características e consolidar o Chorinho como gênero musical, estão o maestro e pianista Henrique Alves de Mesquita; a maestrina e pianista Chiquinha Gonzaga; o maestro, professor e regente Anacleto de Medeiros, e o pianista Ernesto Nazareth.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.