O Ministério Público do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Antonina do Norte, ingressou com Ação Civil Pública (ACP) para que o Estado do Ceará e a Prefeitura do município adotem medidas imediatas para regularizar as condições estruturais do prédio onde funciona o Destacamento da Polícia Militar. No documento, o MP do Ceará pede que, em até 60 dias, sejam iniciadas as obras de reforma da atual sede ou que a unidade seja transferida de forma definitiva para um imóvel que atenda às exigências estruturais e operacionais necessárias. A iniciativa ocorreu após inspeções realizadas pelo MP em 31 de março e 22 de outubro de 2025, que identificaram que a unidade opera no antigo prédio da Cadeia Pública Municipal em situação de deterioração e sem condições adequadas de segurança, higiene e funcionamento. Diversos problemas estruturais e de segurança foram constatados, como infiltrações, instalações elétricas antigas, rachaduras, risco de desabamento, banheiro sem condições de uso...
7 DE ABRIL DE 2020 - 15:37 #COVID-19 #Decreto #PMCE #Tecnologia #Videomonitoramento
Mais uma vez as câmeras do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) auxiliaram na localização de um estabelecimento que descumpria o decreto estadual de isolamento social. Dessa vez, uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) se deslocou até o bairro Jardim das Oliveiras – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza, onde um bar funcionava com a presença de pessoas em seu interior.
Pelas imagens, os operadores do Nuvid visualizaram o movimento dentro do estabelecimento e acionaram uma viatura da PMCE que patrulhava pela região. Assim como é feito nas primeiras abordagens, a equipe falou com o proprietário do local e o orientou a fechar o bar, em razão do decreto estadual assinado pelo governador Camilo Santana, com medidas que têm o objetivo de evitar a disseminação da Covid-19. Após o diálogo com os policiais militares, o homem fechou as portas do ponto comercial.
Do dia 20 de março a 6 de abril, a Ciops já atendeu 8.135 ocorrências por descumprimento ao decreto. Desse número, 4.025 referem-se às aglomerações de pessoas e 4.110 são de denúncias acerca de comércios abertos. Os dados abrangem os núcleos da Ciops em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.
Pessoas que insistem em desobedecer ao decreto podem ser conduzidas a delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e serem autuadas no artigo 286 do Código Penal Brasileiro, por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Também do dia 20 de março a 6 de abril, 55 ocorrências contra estabelecimentos comerciais foram registradas em unidades da PCCE, de acordo com dados compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.