Os participantes que perderam a aplicação de um ou dois dias de provas do Enem afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação do exame a partir desta segunda-feira (17) até as 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília. “Todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro." O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que haverá apenas uma reaplicação do Enem . Como solicitar A solicitação deverá ser feita por meio da Página do Participante , no site do Inep, com login de acesso pela plataforma Gov.br. Para a análise, o participante deverá inserir um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento, com a data que contemple o dia perdido de aplicação d...
Mais uma ação preventiva ao Covid-19 (coronavírus) foi realizada, na manhã desta segunda-feira (20/04), nas áreas comuns da sede administrativa do Porto de Fortaleza e no Núcleo de Apoio Portuário (NAP), no Mucuripe. Trinta militares capacitados em descontaminação biológica foram comandados por militares especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) na aplicação de hipoclorito de sódio (cerca de 100 litros) e álcool 70% (cerca de 10 litros). Dividida em duas equipes, a operação contou com quatro bombas grandes costal e outras seis lateral e teve duração de pouco mais de uma hora.
A desinfecção de áreas comuns do Porto de Fortaleza e do NAP foi resultado de uma parceria da Companhia Docas do Ceará com a Capitania dos Portos do Ceará, via Comando Conjunto Nordeste. De Natal, veio para Fortaleza fazer o reconhecimento das áreas e passar instruções para a equipe de serviços gerais do porto – que deve dar continuidade nessa limpeza mais eficaz no dia a dia de trabalho -, o 1º Tenente, Fuzileiro Naval Rômulo Bordoni. Ele explicou que, quando aplicado de maneira correta, o hipoclorito de sódio (água sanitária) e o álcool 70% são bastante eficazes no combate ao vírus.
De acordo com a diretora-presidente da CDC, engenheira Mayhara Chaves, não serão medidos esforços para a realização de ações de saúde preventivas que visem manter um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores e àqueles que circulam pelo Porto de Fortaleza, sejam operadores, clientes ou parceiros. “Por movimentar cargas importantes neste período de isolamento social, a exemplo do trigo e do combustível, o Porto de Fortaleza, bem como todos os portos no país – sejam eles públicos ou privados -, foi considerado essencial pelo Ministério da Infraestrutura e, desta forma, nossa operação segue o cronograma planejado”, pontua Mayhara.
Para o Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra, Ricardo Barillo Cruz, “é essencial que a sociedade saiba e compreenda a importância do mar. Nas nossas águas circulam cerca de 95% do nosso comércio exterior. Os portos, obviamente, têm papel fundamental, e as Forças Armadas sempre estiveram ao lado do Brasil ao longo da história”. E os esforços empreendidos nesta ação preventiva de desinfecção no Porto de Fortaleza, unindo a Companhia Docas do Ceará, Capitania dos Portos do Ceará e Comando Conjunto Nordeste, contribuirão para um ambiente ainda mais seguro para todos.
Outras ações
Em parceria com a Anvisa, são realizadas regularmente inspeção de itens relacionados à higiene das instalações de uso comum, vetores, resíduos e cargas suspeitas a fiscalização sanitária, além de embarcações e insumos embarcados. Os serviços de limpeza de áreas comuns, corrimões, elevadores e aparelhos de ar-condicionado também foram reforçados e estão acontecendo com uma frequência maior. Na porta dos banheiros também foram afixadas placas sobre a importância da higiene pessoal, principalmente, da lavagem das mãos com água e sabão, além da disponibilização de álcool em gel em pontos estratégicos da companhia.
Cargas
O Porto de Fortaleza registrou recorde na movimentação de cargas no mês de março, totalizando 460,70 mil toneladas, com destaque para o granel sólido (226,78 mil toneladas), seguido pelo granel líquido (191,33 mil toneladas) e cargas gerais (42,59 mil toneladas). No tocante aos contêineres, foram movimentados 2.600 unidades ou 3.615 TEUs. O resultado é o melhor deste trimestre e também do mesmo período do ano passado.
No mês de março, praticamente todos os berços comerciais estiveram ocupados (102, 103, 104, 106, 201 e 202) - a exceção foi o berço 105 do Terminal Marítimo de Passageiros, que também está preparado para receber navios de cargas fora da temporada de cruzeiros Cabe destacar, que as operações no píer petroleiro visam garantir, anda, o abastecimento de combustível na cidade. E toda a operação vem acontecendo sem que haja o desembarque e embarque das tripulações, com o apoio terrestre de até 12 amarradores por navio.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.