O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (15) que a Polícia Penal do Distrito Federal envie explicações sobre a escolta que levou o ex-presidente Jair Bolsonaro para realizar procedimento médico e exames em um hospital de Brasília. De acordo com a decisão, a Polícia Penal terá prazo de 24 horas para explicar por que Bolsonaro não foi levado direto para casa logo após a liberação médica . “Oficie-se à Polícia Penal do Distrito Federal para que, no prazo de 24 horas, envie aos autos relatório circunstanciado sobre a escolta realizada, com informações do carro que transportou o custodiado, agentes que o acompanharam no quarto e o motivo de não ter sido realizado o transporte imediato logo após a liberação médica”, decidiu. Ontem (14), o ex-presidente, que está em prisão domiciliar, foi escoltado para realização de procedimento médico na pele, no Hospital DF Star, em Brasília. O deslocamento foi autoriza...
Aplicativos de mensagem e chamadas em vídeo vêm sendo recursos cada vez mais utilizados pelas famílias para manter o contato em tempos de isolamento social. Mas a solução não se restringe aos contatos familiares. Também foi no Whatsapp que o Trabalho Social com Grupos do Sesc encontrou uma alternativa para não deixar os participantes de suas atividades desamparados nesse período crítico.
Supervisora Administrativa da Assistência do Sesc Fortaleza, Thaís Castro Monteiro, conta que a decisão levou em conta a realidade dos participantes: “Muitos idosos moram sozinhos e esse período tem sido desafiador. Então criamos uma rotina de atividades online para manter o vínculo e evitar o isolamento”. Para isso, foram criados grupos que são alimentados diariamente com materiais de estímulo cognitivo, vocal, escrita, sobre organização da rotina e outros.
O conteúdo compartilhado é criado pelos mesmos profissionais que realizam o trabalho no Sesc, uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, terapeuta ocupacional, pedagoga , cientista social e músico. Os exercícios obedecem a uma rotina pensada pela equipe para atender às necessidades dos membros. Assim, a cada dia é proposta uma atividade com o objetivo de promover a interação, o autoconhecimento e também de exercitar a coordenação motora e as funções cognitivas. A ideia é que os idosos desempenhem as tarefas propostas e também compartilhem nos grupos os resultados. As tarefas incluem desenhos, Manualidades, jogos musicais, aquecimento vocal, desafios, dentre outras.
Thaís lembra que “manter uma rotina saudável é fundamental nesse período” e que cultivar o vínculo com outras pessoas é muito importante para ajudar os idosos a atravessar essa fase. Para isso, a dica é “manter o contato com o idoso, através de ligações, chamadas de vídeo e mensagens positivas; é importante que o longevo se comunique com os amigos, familiares e pessoas que fazem parte da sua rotina”, explica.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.