A Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu um revólver calibre .32 com munições e deteve um adolescente de 17 anos na madrugada deste sábado (12), no bairro Jardim Oásis do município de Iguatu. A ação ocorreu após informações de disparos de arma de fogo na porta de uma residência localizada na rua Evaristo Alves do Carmo. Por volta das 3h30, informações chegaram ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) sobre tiros disparados contra uma casa. No local apontado, os policiais constataram sinais de disparos na porta de ferro do imóvel, além de três estojos vazios de calibre 12 na calçada. Durante varredura no matagal próximo à residência, os policiais localizaram o adolescente deitado ao solo, portando um revólver calibre .32 com quatro munições intactas. Ele relatou que estava na casa com outros dois indivíduos quando ocorreram os disparos. Disse ainda ser simpatizante de uma organização criminosa e que estaria hospedado na casa de um dos indivíduos que fugiu após sair de ...
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Ocara, ajuizou, nesta quinta-feira (21/05), uma Ação Civil Pública (ACP) em desfavor do Estado do Ceará requerendo aumento do efetivo policial na cidade de Ocara. A Promotoria também requisitou melhoria das condições de segurança e salubridade do prédio onde funciona a Polícia Militar (PM) no município.
A ação foi ajuizada após descumprimento de recomendação expedida pelo MPCE. Além do baixo contingente das forças de segurança pública, a ACP foi motivada pelas condições do imóvel da PM em Ocara, que não tem forro, ventilação adequada, computador, impressora ou telefone fixo; estando, ainda, com infiltração, ratos e escorpiões.
Segundo o promotor de Justiça Antônio Forte, o contingente policial não acompanha o desenvolvimento da cidade, tampouco o avanço da criminalidade. “O direito fundamental social à segurança pública é irrenunciável e inadiável, não sendo justificável a inércia estatal que, mesmo diante da gravidade da violação do direito humano à segurança, e de tantas promessas já endereçadas à população local, e dos projetos já formulados, insista o Estado do Ceará em se omitir”, ressalta o membro do MPCE.
Por isso, a Promotoria solicitou à Justiça que, no prazo de 15 dias a contar do deferimento do pedido liminar, o Estado mantenha definitivamente mais nove policiais no município bem como adote as medidas necessárias para melhor aparelhar o imóvel do destacamento da Polícia Militar situado em Ocara, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, em caso de descumprimento.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.