Frio e chuvas no Sul, seca e calor no Centro-Oeste; confira a previsão Nordeste tem alerta de perigo para vendaval no Sul do Piauí Agência Brasil Publicado em 11/08/2026 - 08:19 Brasília © Bruno Peres/Agência Brasil Versão em áudio Uma área que se estende desde o sul do Pará, passando por grande parte de Tocantins, leste do Mato-Grosso e oeste de Goiás, até o norte do Mato Grosso do Sul está em alerta laranja de perigo para baixa umidade relativa do ar, que pode chegar a 12%. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, há risco de incêndios florestais e à saúde. “Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”, destaca o alerta. Desde a madrugada, o Mato Grosso do Sul está com aviso amarelo de perigo potencial para tempestades. São esperadas muitas nuvens no Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, devido a um canal de umidade que passa pela região. Na região, a temperatura mínima pode chegar a 16 graus Celsius (°C) em Brasília e Goiânia, e a máxima pode alca...
Os municípios localizados na macrorregião do Litoral de Fortaleza receberam as precipitações mais significativas das últimas 24 horas, de acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Em Aquiraz e Fortaleza, inclusive, foram registrados os maiores acumulados do mês de maio para ambos os municípios com 78 e 65,2 mm respectivamente. Os dados referem-se ao intervalo entre as 7h desta quarta (20) e as 7h desta quinta-feira (21).
No Ceará como um todo, a Funceme aponta registros em mais de 70 municípios. Veja o ranking parcial:
-Aquiraz (Posto Berra Bode): 78 mm
-Fortaleza (Posto Castelão): 65,2 mm
-Fortaleza (Posto Pici): 52,4 mm
-Fortaleza (Posto Messejana): 49 mm
-Caucaia (Posto: Caucaia): 46,6 mm
-Fortaleza (Posto Fundação Maria Nilva/Água Fria): 46 mm
-Ipu (Posto: Damião): 37 mm
-Amontada (Posto Icaraí de Amontada): 37 mm
-Aquiraz (Posto Sitio Sapucaia Fagundes): 34 mm
-São Gonçalo do Amarante (Posto Santo Amaro): 33 mm
Previsão do tempo
Conforme análises elaboradas por meteorologistas da Funceme, áreas de instabilidade devem seguir trazendo chuva para o Ceará, especialmente na faixa litorânea e algumas áreas do interior até o próximo sábado (23).
“Recentemente, a Funceme indicou que, em maio, as chuvas se concentrariam a partir da segunda quinzena. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue afastada e não têm influenciado nas condições de tempo do estado. As precipitações que têm sido observadas estão sendo ocasionadas por áreas de instabilidade que se formaram sobre o oceano e também a leste do Nordeste”, explica a gente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.
Nesta quinta, a previsão aponta predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada na faixa litorânea e na região Jaguaribana. Nas demais regiões há possibilidade de chuva.
Já para sexta, segue a tendência de céu com cobertura variada, mas com possibilidade de chuva no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais áreas, chuva isolada. Na Capital, as precipitações devem se concentrar na madrugada e manhã.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.