A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades protocolaram nesta segunda-feira (26) ações de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a lei de Santa Catarina que proíbe a reserva de cotas raciais para ingresso de estudantes em instituições de ensino que recebem verbas públicas do estado. Além da OAB, a norma também é questionada pelo PSOL, pelo PT, pela União Nacional dos Estudantes (Une), pela Coalizão Negra por Direitos e pela Educafro – associação que luta pela inclusão de negros, em especial, e pobres em geral, em universidades públicas ou particular, com bolsa de estudo. Confira mais informações sobre o assunto no Repórter Brasil Tarde , da TV Brasil As entidades pretendem suspender a Lei 19.722/2026 , que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e sancionada pelo governador Jorginho Melo. A norma permite a reserva de vagas somente para pessoas com deficiência, alunos oriundos de e...
Os municípios localizados na macrorregião do Litoral de Fortaleza receberam as precipitações mais significativas das últimas 24 horas, de acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Em Aquiraz e Fortaleza, inclusive, foram registrados os maiores acumulados do mês de maio para ambos os municípios com 78 e 65,2 mm respectivamente. Os dados referem-se ao intervalo entre as 7h desta quarta (20) e as 7h desta quinta-feira (21).
No Ceará como um todo, a Funceme aponta registros em mais de 70 municípios. Veja o ranking parcial:
-Aquiraz (Posto Berra Bode): 78 mm
-Fortaleza (Posto Castelão): 65,2 mm
-Fortaleza (Posto Pici): 52,4 mm
-Fortaleza (Posto Messejana): 49 mm
-Caucaia (Posto: Caucaia): 46,6 mm
-Fortaleza (Posto Fundação Maria Nilva/Água Fria): 46 mm
-Ipu (Posto: Damião): 37 mm
-Amontada (Posto Icaraí de Amontada): 37 mm
-Aquiraz (Posto Sitio Sapucaia Fagundes): 34 mm
-São Gonçalo do Amarante (Posto Santo Amaro): 33 mm
Previsão do tempo
Conforme análises elaboradas por meteorologistas da Funceme, áreas de instabilidade devem seguir trazendo chuva para o Ceará, especialmente na faixa litorânea e algumas áreas do interior até o próximo sábado (23).
“Recentemente, a Funceme indicou que, em maio, as chuvas se concentrariam a partir da segunda quinzena. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue afastada e não têm influenciado nas condições de tempo do estado. As precipitações que têm sido observadas estão sendo ocasionadas por áreas de instabilidade que se formaram sobre o oceano e também a leste do Nordeste”, explica a gente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.
Nesta quinta, a previsão aponta predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada na faixa litorânea e na região Jaguaribana. Nas demais regiões há possibilidade de chuva.
Já para sexta, segue a tendência de céu com cobertura variada, mas com possibilidade de chuva no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais áreas, chuva isolada. Na Capital, as precipitações devem se concentrar na madrugada e manhã.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.