Nota de Pesar – Manoel Estélio Carvalho 27/10/2026 14:11 A Federação Cearense de Futebol lamenta profundamente o falecimento de Manoel Estélio de Souza Carvalho, ocorrido nesta terça-feira, 27 de outubro, aos 83 anos. Estélio construiu uma trajetória notável no futebol cearense, tendo atuado à frente do Calouros do Ar e ocupado cargos de gestão na Casa do Futebol Cearense. Seu Estélio foi presidente do Calouros do Ar na década de 1980. Chegou à FCF durante a gestão de Fares Lopes, período em que exerceu os cargos de superintendente e diretor do Departamento de Registro e Transferência, além de atuar na Comissão de Arbitragem da entidade. Na atual gestão, tornou-se ouvidor do Futebol Cearense, função que exerceu até 2017. Na edição de 2020 do Campeonato Cearense Série C, o troféu da competição recebeu seu nome, como forma de homenagem da Casa do Futebol. Em 2022, Estélio foi homenageado em sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza, em alusão ao aniversário de 102 anos da Fede...
Os programas utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o acesso de estudantes ao ensino superior
Os principais programas de acesso ao ensino superior do Ministério da Educação (MEC) já ganharam datas de inscrição para o segundo semestre. As datas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, nesta segunda-feira, 11 de maio.
Confira o período de inscrição para cada programa no segundo semestre:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): de 16 a 19 de junho de 2020;
- Programa Universidade para Todos (ProUni): de 23 a 26 de junho de 2020;
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): 30 de junho a 3 de julho de 2020.
Os programas utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o acesso ao ensino superior. As iniciativas permitem o ingresso em instituições de ensino superior públicas e privadas.
O primeiro passo para o início do processo seletivo do segundo semestre é a publicação de edital para que as instituições possam manifestar interesse em aderir aos programas. Com isso, será possível conhecer o número de bolsas ofertado e quais cursos, por exemplo, estarão disponíveis para os estudantes.
Sisu - O estudante que participou do Enem de 2019 e quer estudar em uma universidade federal pode realizar a inscrição no Sisu em 2020. Para concorrer a uma vaga pelo programa, é preciso ter obtido uma nota acima de zero na redação.
Prouni - Já quem estiver de olho em instituições privadas de ensino superior pode concorrer a bolsas integrais (100%) e parciais (50%) por meio do ProUni. Para se inscrever na iniciativa, o estudante que participou do Enem deve ter obtido média de ao menos 450 pontos e não ter zerado a redação.
Fies - O candidato também pode concorrer a uma vaga no ensino superior pelo Fies. O programa concede financiamento a estudantes em cursos superiores privados. Para participar, o candidato que participou do Enem precisa ter desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas e não zerar a redação.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.