Prefeito Roberto Cláudio explica plano operacional das novas regras de isolamento social

O Prefeito Roberto Cláudio concedeu, na manhã desta quinta-feira (07/05), entrevista ao programa Bom Dia Ceará, na TV Verdes Mares, e esclareceu como será o funcionamento das novas regras do isolamento social, que começam a ser aplicadas a partir desta sexta-feira (08/05).
Segundo ele, serão regras mais rígidas que implicarão em uma fiscalização maior com o apoio de órgãos de fiscalização e segurança. “Este plano, desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, terá apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, Guarda Municipal, Agefis e AMC. Ele prevê alguns bloqueios no trânsito e fiscalização dentro das comunidades”, explicou o Prefeito.
Roberto Cláudio informou ainda que a população poderá tirar outras dúvidas como, por exemplo, quais atividades essenciais estarão permitidas durante o período e como os trabalhadores que prestam serviços essenciais devem proceder caso se deparem com algum órgão fiscalizador, por meio de um serviço implementado pelas Procuradorias.
“Vai surgir uma série de dúvidas sobre atividades que não estão explicitadas no documento. Nesses casos, é importante que a população busque uma consulta à Procuradoria Geral do Estado e também do Município para conseguir esses esclarecimentos. Mas é importante que haja a consciência do que é essencial de fato. É importante que trabalhadores que precisem se deslocar estejam com algo que comprove o vínculo com a instituição, como por exemplo declaração do empregador, crachá ou a própria farda”, ressaltou.

Haverá, segundo Roberto Cláudio, mais rigor em espaços onde há maior circulação de pessoas. “Praias, calçadões, parques e espaços públicos terão essa fiscalização que abordará as pessoas e as orientará que voltem para suas casas. Caso haja resistência em cumprir a regra, isso pode ser considerado crime de desobediência civil. Então, é importante que haja o bom senso e que se saia de casa para fazer apenas o essencial”, declarou.

Em relação ao transporte público, no qual geralmente se observam aglomerações, o Prefeito explicou como está o funcionamento da frota e os cuidados com a limpeza dos equipamentos. “Estamos trabalhando hoje com a capacidade que é duas vezes e meia maior que em dias normais. Além disso, estamos fazendo higienização diária, a cada viagem. Temos mantido sabão e álcool dentro dos terminais e, a partir de amanhã, será obrigatório o uso de máscaras dentro dos ônibus”, informou.

Já em relação à entrada e à saída da Capital, Roberto Cláudio garantiu que haverá um controle com algumas restrições. “Haverá, obviamente, blitz nos principais corredores das CEs e nas principais avenidas que ligam Fortaleza aos municípios vizinhos. A ideia é que essas pessoas que prestam serviços essenciais sejam liberadas para entrar na cidade. A própria blitz servirá para orientar o que pode e o que não pode ser liberado.”, destacou.

Roberto Cláudio reafirmou, mais uma vez, a importância do isolamento social e da consciência do cidadão como formas de evitar que o contágio continue crescendo em grande velocidade. “Ou a gente age para controlar a doença ou as consequências serão dramáticas”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça