Prefeitura de Caucaia inicia vistoria em recicladores e sucatas para combate ao mosquito

 Prefeitura de Caucaia está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, neste período de chuvas intensas. Os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia iniciaram nesta terça-feira (05) a vistoria em estabelecimentos recicladores, sucatas e borracharias na Grande Jurema, Sede e região das praias. Ao todo, 244 são cadastrados em Caucaia.


“Realizamos o monitoramento destes locais a cada quinze dias. A partir de hoje (05), todos serão revisitados para avaliar se há reincidência de focos. Se tiver um alto índice, pode haver intervenção química, o famoso fumasse”, conta Francisco Pires, coordenador do Núcleo de Controle Endemias e Zoonoses da SMS. Segundo Pires, os Agentes também vão vistorias cerca de 5 mil terrenos baldios, desocupados e alagados para realizar monitoramento e mapeamento dos focos do mosquito.

 Os prédios públicos também serão monitorados. “Estamos monitorando, mapeando e classificando onde é meio e grande risco para a proliferação do mosquito”, ressalta. Ele conta que os Agentes também realizam um trabalho de conscientização dos proprietários dos estabelecimentos para armazenar de forma correta seus materiais.

“Identificamos locais onde há maior problemática em relação a concentração de objetos que acumulam água da chuva. O combate ao mosquito é essencial e fundamental neste momento de pandemia com o coronavírus. Também devemos nos preocupar em conter as arboviroses, que também é um serio problema de saúde pública”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça