Técnico do Time do Povo também explicou as alterações promovidas para o duelo Link para compartilhamento: Copiar Foto: Gabriel Silva/CearaSC Mesmo lutando até o último minuto, o Ceará empatou com Iguatu por 1 a 1 neste sábado, 17, pela 4ª rodada do Campeonato Cearense no Estádio Presidente Vargas. Com o resultado, o Vovô avançou para a 2ª fase do Estadual. Após a partida, o técnico Mozart concedeu entrevista coletiva para a imprensa presente no Presidente Vargas. Questionado sobre o resultado do jogo, o comandante foi enfático ao falar de um processo de evolução neste início de temporada. Para Mozart, ainda, não faltou empenho dos seus comandados. “Fico satisfeito pelas chances que criamos mesmo contra 10 jogadores em um bloco bem baixo praticamente nos últimos 25 m do campo mesmo assim conseguimos criar bastantes situações. Infelizmente não vencemos, é óbvio que o empate fica um sentimento amargo. Mas é natural que algumas situações aconteçam nesse início, mas enfim...
Patologia é a principal causa de cegueira irreversível no mundo
No dia 26 de maio comemora-se o Dia Nacional do combate ao Glaucoma, doença que danifica o nervo óptico normalmente relacionada ao aumento da pressão intraocular. Ao longo de todo o mês, oftalmologistas alertam para prevenção, reforçando a importância do diagnóstico precoce, principalmente, em um público com mais de 40 anos de idade.
“Mas isso não significa que pessoas com idade menor que 40 anos não possam ser acometidas pela doença. É importante lembrar que o Glaucoma é assintomático, ou seja, sem nenhum sintoma aparente”, analisa o glaucomatólogo da Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos, Alexis Galeno. “Quanto antes o diagnóstico e início do tratamento maior a chance de estabilizar os danos no campo de visão do paciente”, avalia.
Outro alerta do oftalmologista é quanto alguns fatores de risco que devem ser levados em consideração: historia familiar de glaucoma, diabetes, raça negra e miopia. “Neste cenário, a importância do acompanhamento regular com exames específicos é capaz de fazer um diagnóstico mais precoce”, alerta o glaucomatólogo.
Exame
Os principais exames relacionados ao diagnóstico e acompanhamento são a tonometria (medida da pressão intraocular), a fundoscopia e retinografia (avaliação do nervo óptico) e campimetria (avaliação do campo visual). A tomografia de coerência óptica (OCT) é um moderno exame que auxilia no diagnóstico e acompanhamento de uma forma mais precisa e detalhada.
Tipos de glaucoma
Existem vários tipos de glaucoma. A grande maioria dos pacientes apresenta decorrente da herança familiar. Mas alguns pacientes desenvolvem a doença devido a traumas oculares, uso prolongado de medicações com corticoide ou processos inflamatórios no olho. Existe ainda o glaucoma congênito, um grave tipo que afeta recém-nascidos decorrente da má formação embriológica.
Tratamento
O tratamento do glaucoma é baseado na diminuição da pressão intraocular. Para isso existem colírios ou procedimentos a laser. Caso não consiga obter níveis seguros, existem cirurgias visando o controle da pressão.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.