A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) atingiu, neste mês de dezembro, a marca de 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) emitidas desde o início da implementação do novo documento. Mais de 2 milhões de cidadãos cearenses já atualizaram sua identificação civil, o que representa mais de 20% da população do Estado já contemplada com o novo documento. A iniciativa fortalece o exercício da cidadania, garante o reconhecimento legal da identidade e amplia o acesso a direitos, políticas públicas e serviços essenciais, promovendo maior inclusão social e segurança jurídica. A modernização da identificação no Estado é realizada pela Pefoce, por meio da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), responsável pela análise pericial dos documentos. A emissão da CIN no Ceará começou em 11 de janeiro de 2024, alinhando o estado ao modelo nacional definido pelo Governo Federal. A nova carteira traz avanços que reforçam a segurança e a confiabilidade do...
_Os serviços de telemedicina vão continuar auxiliando os atendimentos_
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) reforça as recomendações da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBR) para a retomada parcial dos procedimentos durante a pandemia do Novo Coronavírus. De acordo com a nota da Anvisa, os serviços devem ser programados de maneira gradual e priorizando mulheres que já estão com idade avançada ou reserva ovariana reduzida. O documento também recomenda que a triagem de pacientes e de doadores apresente as informações sobre os sinais e sintomas típicos da Covid-19.
Além disso, cada estabelecimento deve analisar os retornos tendo em vista o número de colaboradores; necessidade do uso de equipamento de proteção individual; condição estrutural do ambiente, para se manter o distanciamento entre as pessoas; suporte logístico e fornecimento de materiais e insumos essenciais.
A Clínica de Reprodução Humana Evangelista Torquato, por exemplo, liberou alguns procedimentos nesta semana. O local, que atuava desde o início do isolamento social de maneira remota e realizando consultas apenas por meio de teleatendimento, voltou a funcionar somente com dois médicos por turno e adotando as medidas de segurança necessárias para evitar ao máximo o risco de contágio.
*Teleatendimento*
A Clínica continua com o teleatendimento mesmo após o retorno parcial das atividades. Essa modalidade já existe há bastante tempo, mas não era autorizada para o dia a dia. Agora, diante de um cenário de pandemia, esse tipo de consulta foi liberada para que os pacientes não fiquem desassistidos. O serviço é especialmente recomendado para pessoas que desejam ter um primeiro contato ou alguma orientação médica, mas que não tenham a necessidade, por exemplo, de realizar exames em caráter de urgência. Para a consulta virtual, o paciente recebe previamente uma autorização por e-mail e o atendimento é feito por plataformas dos convênios médicos ou por aplicativos de chamada de vídeo.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.