Pular para o conteúdo principal

Decon fiscaliza cumprimento de medidas sanitárias em shoppings de Fortaleza após reaberturas

Visando verificar se os shoppings de Fortaleza estão respeitando as determinações do Decreto Estadual nº 33.617 para a reabertura segura, o Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), fiscalizou, entre os dias 9 e 12 de junho, cinco shoppings na Capital cearense. No momento da fiscalização, todos os estabelecimentos – Iguatemi, RioMar Fortaleza, North Shopping, North Shopping Jockey e Shopping Parangaba – comprovaram o cumprimento das determinações do Decreto.  
Durante as inspeções, o Decon fiscalizou os seguintes itens: controle de quantas pessoas entravam nos empreendimentos, visto que o decreto limita o número de pessoas em até, no máximo, 30% de sua capacidade; monitoramento da temperatura dos clientes ao entrar; disponibilização de álcool em gel; informações sobre a obrigatoriedade do uso de máscara; marcação horizontal de distanciamento entre as pessoas; higienização de bancos, corrimãos e outros utensílios de uso comunitário; restrição do horário de funcionamento de 12h às 20h, de segunda a domingo, para as atividades liberadas; submissão à aprovação do Plano de Retorno do estabelecimento à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa); verificação do controle de limpeza dos aparelhos de ar-condicionado; verificação se os funcionários usavam EPIs enquanto trabalhavam. 
Cabe ressaltar que os consumidores podem entrar em contato com o Decon, caso queiram registrar reclamações ou denúncias, pelos seguintes canais de atendimento: 
Decon Fortaleza 
E-mail: deconce@mpce.mp.br WhatsApp: (85) 99187-6381 / (85) 98960-3623 / (85) 99181-7379 
Unidade Sobral  
E-mail: decon.sobral@gmail.com   
WhatsApp: (88) 98863-9042 / (88) 99762-5744  
Unidade Juazeiro do Norte  
E-mail: crdjuannorte@mpce.mp.br   
WhatsApp: (88) 98861-3672  
Unidade Crato  
E-mail: prom.crato@mpce.mp.br   
WhatsApp: (85) 98563-2880  
Unidade Maracanaú  
E-mail: decon.maracanau@mpce.mp.br   
WhatsApp: (85) 98184-9549 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas