O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou um homem que havia sido arrastado pelas águas do Rio Canindé, no município de Canindé – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) do estado, na noite dessa quarta-feira (28). Durante um grande volume de chuva registrado na cidade, uma equipe do CBMCE, foi acionada após receber informações de que um homem, que andava pela passagem molhada próxima à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, ao lado da Basílica de São Francisco em Canindé (AIS 4), foi arrastado pelas águas do Rio Canindé até as proximidades de uma ponte que fica na rua Joaquim Custódio. No local, foram iniciados os procedimentos para o resgate com o melhor e mais rápido acesso e os equipamentos necessários. Um dos bombeiros militares entrou na água e ao chegar à vítima realizou os procedimentos de segurança, resgatando-a com o auxílio dos demais componentes da guarnição. A vítima estava consciente e não apresentava sinais de afogamento.
As forças de segurança cearenses permanecem com ações de fiscalização e orientação pelas regiões onde são registrados os maiores índices de aglomeração de pessoas. O objetivo é evitar o desrespeito ao isolamento social durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) intensificaram os trabalhos na orla de Fortaleza, especialmente na região da Praia de Iracema e Praia dos Crush.
Em imagens feitas na manhã deste sábado (20), o local estava vazio, o que demonstra conscientização de grande parte das pessoas. Aquelas, que insistiam em frequentar o ponto, eram orientadas a retornarem aos seus domicílios. É importante destacar que mesmo estando na fase 1 de retomada responsável da economia, o Ceará ainda permanece em isolamento social e está proibida a circulação de pessoas em locais públicos, como praias, calçadões e praças. A medida tem como objetivo manter as quedas nos números de infectados com a Covid-19, a fim de evitar a lotação dos sistemas de saúde público e privado. Desde o dia 20 de março já foram mais de 24.412 ocorrências atendidas em todo o Estado, conforme dados dos núcleos da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. Desse número, foram 15.128 acionamentos por aglomerações, 8.909 por comércios abertos e 375 por descumprimento de proteção individual.
Denúncias
A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. Além de cumprir as medidas de isolamento, as pessoas podem denunciar condutas que desrespeitem o Decreto Estadual n° 33.574. As informações podem ser repassadas ao número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo é garantido.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.