A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu, na tarde desse domingo (29), uma mulher, de 23 anos, em posse de um revólver. A captura ocorreu no bairro Quintino Cunha – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. A equipe policial fazia o patrulhamento da região, quando avistou um casal em atitude suspeita. Na abordagem, foi encontrado um revólver calibre .38 com a mulher. A suspeita foi conduzida para a delegacia do 10º Distrito Policial (10º DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Agora, ela está à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotograf...
O mapa mais recente do Monitor de Secas apontou redução na área classificada com seca fraca no Ceará em maio. Conforme dados da ferramenta, o estado passou de 31% em abril para 20,82% no último mês, o que representa 79,18% do território sem seca relativa.
O cenário apresentado é o melhor desde o início histórico do monitoramento que possui a Agência Nacional de Águas com instituição central, apoiada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e participação de diversas instituições do País.
De acordo com dados da Funceme, maio terminou com chuvas levemente abaixo da média. O observado foi de 83,1 milímetros, o que representa 8,2% abaixo da normalidade (90,6 mm). Porém, os resultados positivos também se devem ao acumulados do meses anteriores.
“Dados da quadra chuvosa de 2020 mostram que o acumulado de chuvas no Ceará alcançou 730,7 mm, e ficou 21,7% acima da normal climatológica que é de 600,7 mm. Esses números confirmam os prognósticos climáticos divulgados em janeiro e fevereiro. É a melhor quadra chuvosa desde 2009, quando a precipitação ficou 60,8% acima da normal climatológica do quadrimestre fevereiro a maio”, ressalta Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia do órgão cearense.
O mapa do Monitor indica que a área ainda sob seca fraca está localizada entre o Sertão Central e a região Jaguaribana. Com isto, tal território deve ter impactos como a redução do plantio e do crescimento de culturas, por exemplo.
Além do Ceará, em seis estados houve a redução da gravidade ou área com algum nível de secas: Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins.
Em atenção
Apesar dos resultados positivos do Monitor de Secas, dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recurso Hídricos (Cogerh), 47 estão com volume abaixo dos 30%. O Castanhão, maior reservatório do Ceará, apresenta, neste momento 16,6% da sua capacidade total.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.