Compartilhar Durante as visitas, o prefeito Evandro conversou com a população e reforçou o compromisso da gestão em promover melhorias nas comunidades, como drenagem e limpeza (Fotos: Beatriz Boblitz) O prefeito Evandro Leitão, acompanhado da vice-prefeita Gabriella Aguiar, de vereadores e de secretários municipais, visitou áreas de risco no Conjunto Tancredo Neves, no bairro Jardim das Oliveiras, e em comunidades do entorno da Lagoa da Sapiranga, na manhã deste sábado (25/1). Durante os percursos, foi verificada a situação de cada local e as medidas necessárias para prevenir e mitigar impactos causados por fortes chuvas. No início do mês, a gestão iniciou a limpeza de canais, mananciais e ruas para minimizar os efeitos da quadra chuvosa. Na comunidade do Tasso, no Jardim das Oliveiras, o prefeito constatou a ausência de uma estrutura de drenagem adequada, além de acúmulo de detritos, e assegurou que serão realizadas ações para resolver os problemas. O prefeito Evan...
Em virtude do impacto provocado pela pandemia do novo coronavírus em Fortaleza e a consequente queda da receita, a Prefeitura decidiu adiar o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais, sempre previsto para o mês de junho. Esta será a primeira vez que o calendário de pagamento sofrerá adequação, desde o início da atual gestão.
Apesar de ter contingenciado o valor referente à primeira parcela do 13º, a acentuada perda de arrecadação exige prudência para não comprometer o pagamento de outras despesas fundamentais como, por exemplo, a própria folha de pagamento.
Seguindo o princípio de responsabilidade fiscal que pauta as decisões do Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal de Fortaleza (Cogerffor), a nova data será definida a partir das futuras avaliações do comportamento da receita, sempre com o objetivo de assegurar o equilíbrio financeiro do Município.
Atualmente, 35.953 servidores e 17.146 aposentados e pensionistas recebem o 13º salário pelo Município. A primeira parcela equivale a 40% do valor total, sem descontos, estimada em R$ 98 milhões.
Sistema de Negociação Permanente
Considerando a suspensão da concessão de férias com o impacto do pagamento de abono até o fim da pandemia (decreto nº 14.652) e atendendo a solicitação das entidades representativas dos servidores, a Prefeitura vem estudando um instrumento legal que permita a concessão de férias com o pagamento posterior do terço do salário.
Outra demanda que está em andamento é a negociação, junto ao Bradesco, para uma possível suspensão das parcelas do crédito consignado por 90 dias.
Por último, o Instituto de Previdência do Município (IPM) anuncia para a primeira metade de junho o início de um teleatendimento de consultas médicas, facilitando o acesso dos servidores a orientações que muitas vezes dispensam o deslocamento até unidades de saúde e facilitam a emissão de atestados médicos. O serviço é também uma resposta à demanda dos sindicatos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.