O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (17), que o novo Plano Nacional de Cultura (PNC) quer criar as condições para que as comunidades explorem o potencial cultural que têm. Para ele, a cultura do país deve ser revolucionária, feita com participação social e não determinada por eixos comercias. Uma cerimônia no Palácio do Planalto marcou o envio do novo PNC para análise do Congresso Nacional. Elaborado pelo Ministério da Cultura (MinC), o plano vai orientar as políticas culturais do país pelos próximos 10 anos. Segundo Lula, o plano quer transformar a cultura em movimento efetivamente de base, popular. “Ao invés de ter aquelas coisas muito encalacradas, muito fechadas, aquelas redomas onde tudo funciona certinho, a gente ter uma espécie de guerrilha democrática cultural nesse país, aonde as pessoas precisam ter a liberdade de fazer e de provocar que os outros façam acontecer a cultura”, disse Lula. O evento contou com a presença de cerca de 600 ...
*Sinduscon-Ce realiza live com FIEC e SESI-CE para esclarecer dúvidas dos associados sobre protocolo de retorno das atividades*
Nesta terça-feira (2), no começo da tarde, o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, realizou uma live com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Ceará - FIEC, Ricardo Cavalcante; da gerente jurídica da FIEC, Natali Camarão de Albuquerque Nunes; da superintendente do SESI-CE, Veridiana Grotti de Soárez; e do gerente do observatório da FIEC, Guilherme Muchale, com o objetivo de tirar dúvidas dos associados acerca do protocolo de retomada das atividades no setor da construção civil. “Nosso compromisso é oferecer aos associados do Sinduscon-CE todas informações necessárias para que possamos cumprir o protocolo rigorosamente. É o que estamos pedindo a todos os nossos associados”, destacou Patriolino Dias de Sousa.
Ricardo Cavalcante reforçou a necessidade de todos seguirem o protocolo, colocando a saúde dos trabalhadores sempre em primeiro lugar. “O protocolo pode ser comparado a uma bíblia. Ele precisa ser seguido à risca. A conscientização dos colaboradores é responsabilidade do empresário. Precisamos oferecer as ferramentas necessárias e o conhecimento do processo para que seja adotado por todos”, afirmou.
Durante a live, o Sinduscon Ceará apresentou uma pesquisa realizada com 45 empresas e apontou que 71% dos trabalhadores se deslocam de casa para o trabalho em transporte próprio; e que 100% vão fornecer quentinhas para os colaboradores, além de adotar medidas como rodízio no refeitório, garantindo o distanciamento necessário.
No final, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas. O Sinduscon-CE, a FIEC e o SESI-CE terão canal de comunicação aberto para permanecer orientando os associados.
*O que estabelece o protocolo:*
O Sinduscon Ceará seguirá o protocolo de reabertura responsável elaborado pela Federação das Indústrias do Ceará - FIEC. O protocolo possui quatro pilares norteadores: eficácia na prevenção, factibilidade na implementação, facilidade de fiscalização e legalidade. Além disso, inclui medidas de fiscalização, monitoramento e conscientização.
O protocolo prevê, em suas normas gerais, a criação de um comitê Interno multiprofissional de contingência responsável pela proposição de diretrizes para implementação de plano de ação para prevenção a Covid 19; e a contratação de uma consultoria clínica de saúde para analisar a rotina do negócio e orientar sobre modificações a serem feitas para garantir a segurança dos trabalhadores.
De acordo com o protocolo, todos os dias cada colaborador receberá um kit sanitário com álcool em gel, água sanitária, sabão líquido para uso pessoal e máscaras em quantidade e com proteção por todo o período do turno de trabalho (uma para o trabalho e outra para uso no caminho casa-trabalho).
As condições de saúde física e mental dos colaboradores também serão checadas periodicamente. Não será permitida a entrada e nem a saída dos funcionários vestindo os uniformes da empresa. O devido fardamento deve ser colocado apenas no ambiente de trabalho. Em caso de febre ou qualquer sintoma respiratório, os trabalhadores deverão comunicar imediatamente aos responsáveis. Todos os dias a temperatura deve ser aferida utilizando termômetro digital infravermelho.
Para garantir as condições sanitárias adequadas para a prevenção da COVID-19, será feita a higienização com a pulverização das instalações de uso comum no canteiro de obras; serão estabelecidos turnos diferenciados e alternados para as refeições, a fim de evitar aglomerações; organização do trânsito e a distribuição das turmas dentro do canteiro de obras, estabelecendo a regra de distanciamento entre cada indivíduo, sendo um número máximo de 100 (cem) trabalhadores por canteiro de obras. Além disso, o fornecimento das refeições será em quentinhas e fica proibido o sistema de self service.
O protocolo inclui o reforço da conscientização dos trabalhadores sobre higiene pessoal e medidas de segurança para evitar a contaminação, para que estes possam implementar nos canteiros e estender o conhecimento aos seus familiares em suas respectivas residências. Para isso, será feita a entrega gratuita de material de higienização para que possam levar aos lares para uso de seus familiares.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.