Pular para o conteúdo principal

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024 Entre os abusos, estão maus tratos e violência patrimonial

  O vídeo de uma   mulher tentando sacar um empréstimo no nome de um idoso morto   que ela trazia em uma cadeira de rodas circulou nas redes sociais e na imprensa e causou indignação até mesmo no exterior. Presa, Érika de Souza Vieira Nunes alega que estava tentando buscar o dinheiro para que o tio comprasse uma TV e reformasse a casa, mas a polícia trata o caso como tentativa de fraude porque Paulo Roberto Braga, de 68 anos, já estava morto no momento em que a sobrinha pedia para que ele assinasse.  Independentemente do desfecho do caso, as suspeitas chamam a atenção para a vulnerabilidade de idosos, e especialistas ouvidos pela  Agência Brasil  descrevem que o cenário no país é de aumento da exploração e agressão a essa população. Só nos três primeiros meses de 2024 já foram registradas 42.995 denúncias de violações contra pessoas de 60 anos de idade ou mais na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). Número bem maior do que os do mesmo período de 2023, com 33.546 registros, e

Com ocupação dos berços em 100%, Porto de Fortaleza movimenta neste início de julho combustível, trigo, manganês e contêineres



As cargas movimentadas pelo Porto de Fortaleza já ocupam, neste início de julho, todos os berços na faixa do cais. Entre combustível, trigo e manganês, são mais de 30 mil toneladas de importação longo curso, exportação longo curso e embarque/desembarque via cabotagem (percurso entre portos dentro do país), além de 300 unidades de contêineres e o abastecimento do rebocador Netuno no berço 102. A programação para este segundo semestre deve confirmar o crescimento que foi registrado nos seis primeiros meses do ano, quando foram movimentados 2,34 milhões de toneladas, representando 9% superior ao mesmo período do ano passado e 53% do balanço do fechamento de 2019 (4,4 milhões de toneladas).

O píer petroleiro externo está recebendo 8 mil toneladas de diesel (navio Turquose veio de Itaqui e seguirá para Belém); o píer interno outras 3 mil toneladas de GLP (navio Forte Copacabana, veio de Barra do Riacho e retorna para o mesmo local após o abastecimento); no berço 103, está sendo descarregado 19.304 toneladas de trigo (navio Bamboo Star, vindo dos Estados Unidos); no berço 106, estão sendo movimentados 300 unidades de contêineres (navio Marfret Guyane veio de Vila do Conde e seguirá para Natal); e no berço 105 atracará no final da tarde desta quinta-feira (09), vindo dos Estados Unidos, o navio Seahope, que carregará 19.700 toneladas de manganês com destino à China.

Esse bom desempenho no Porto de Fortaleza vem sendo puxado pelos principais operadores portuários, que programam até dezembro movimentar cerca de meio milhão de toneladas de cargas diversas (Multlog); aproximadamente meio milhão de trigo (Tergran); outras 250 mil toneladas (Termaco); 152.800 toneladas - incluindo produtos siderúrgicos – e mais 22 mil unidades de contêineres (BF Fortship). De janeiro a junho deste ano, os granéis sólidos responderam por 46% de tudo o que foi movimentado e os granéis líquidos por 45%. No mesmo período ano passado, respectivamente, foram 43% e 48%. A carga geral se manteve estável em 9%.

A diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, engenheira Mayhara Chaves, destaca que as linhas de cabotagem devem se tornar frequentes no Porto de Fortaleza, impulsionando ainda mais a movimentação de cargas. “A cabotagem possui um grande potencial de transporte de carga com baixo custo e é ambientalmente sustentável. Para tornar mais viável, nós defendemos melhorias na regulação do setor, com redução de taxas e impostos, unificando os valores das tabelas para incentivar esse modal”, ressalta Mayhara Chaves.




Números:

1º semestre /2020

- Granéis Sólidos: 1.080.406 toneladas (crescimento de 19% em relação ao mesmo período de 2019)

- Carga Geral: 214.929 toneladas (crescimento de 10,5% em relação ao mesmo período de 2019)

- Granéis Líquidos: 1.041.000 toneladas (movimentação estável em relação ao mesmo período de 2019, que registrou 1.030.956 toneladas)

COVID-19

De acordo com a diretoria da Companhia Docas do Ceará (CDC), um importante passo foi dado durante este período de isolamento social, onde todos os colaboradores foram treinados e já iniciam na próxima semana a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), do Ministério da Infraestrutura. Com esta plataforma, os novos processos passam a ser todos digitais e se reduz a burocracia daqueles documentos que antes necessitavam da presença física e já estão sendo resolvidos de forma satisfatória por e-mail. Além disso, algumas lições serão tiradas da pandemia da Covid-19 na área administrativa, com a continuidade de alguns protocolos como a higienização correta das mãos e reuniões online.
Na área operacional, a automação existente nos processos de carregamento e descarregamento de cargas já é realidade no Porto de Fortaleza, com o trigo e o combustível. Cabe destacar, também, que a companhia sempre adotou o foco no meio ambiente em relação às atividades portuárias desenvolvidas em suas instalações. E mesmo durante esta pandemia permanece a preocupação, onde, além da segurança do meio ambiente para a movimentação e armazenamento das cargas, foi reforçada a segurança sanitária nas áreas de circulação de pessoas.
A destinação dos resíduos para evitar riscos sanitários para a cidade também é outra preocupação da administração da CDC, independente do atual cenário de pandemia da Covid-19. Ao receber embarcações vindas de outros lugares, os resíduos gerados a bordo são coletados e encaminhados aos locais de destinação final, licenciados pelos órgãos ambientais competentes. Já os resíduos que necessitam de tratamento com incineração são encaminhados diretamente pelo prestador de serviço especializado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.